Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Histórias da Vida:Vivi um amor de circo na Europa

Resultado de imagem para circo



Oi Galera Machine! Olá minhas Ciganas! Tudo bem?
A história de hoje mexe com a fantasia da maioria das pessoas enquanto crianças e nos remete a uma atmosfera muito lúdica e até mesmo com toques de perfeição e aventura. Mas será que é mesmo assim? Confira agora!

Vivi um amor de circo na Europa


Em 2003, fui para a França estudar hotelaria. Uma prima que morava lá me incentivou a viajar. Eu também já tinha passado um tempo na Inglaterra, e o inglês que eu aprendi me serviu para trabalhar como recepcionista bilíngue. A minha ideia era fazer um curso superior lá fora, aprender uma nova língua, abastecer o meu currículo para conseguir um bom emprego na volta.
Comprei as minhas passagens e embarquei rumo à França. Minha prima trabalhava à noite em uma churrascaria brasileira como garçonete e me chamou para ajudar no bar. Ficava na cidade de Alsace, no nordeste da França, fronteira com a Suíça e a Alemanha. Uma região lindíssima.
Meus primeiros dias por lá foram bem difíceis. Como não sabia falar a língua, me sentia sozinha. Uma noite, um grupo de artistas de circo brasileiros foi jantar lá. Entre eles, estava o Cauan*, um moreno bonito, alto, forte, de olhos castanhos. Apesar dos atributos, não chamou minha atenção. Naquela primeira noite trocamos alguns olhares, mas eu não estava muito interessada. Estava me adaptando ao novo país, com outras preocupações em mente. Mais tarde, descobri que o Cauan — que vinha de uma família de circenses — era um dos motoqueiros do globo da morte do circo. Fazia espetáculos por todo o mundo.
Ele se mostrou interessado por mim desde o início. Estava determinado e foi bastante insistente. Fez várias viagens do cabaré onde se apresentava, o Royal Palace (uma casa de shows no estilo do Moulin Rouge, que fica perto de Estrasburgo, também no nordeste da França), até o restaurante, em Alsace, para me ver. O trajeto levava duas horas. Até que, uma noite, decidi sair com ele, minha prima e o namorado dela. Nevava muito. Fomos dar uma volta no centro da cidade, a pé mesmo. No fim do dia, fomos nós quatro para a casa da minha prima assistir a um filme. Eu estava comendo chocolate e ele pediu um pedaço. Quando ofereci, ele disse que preferia pegar da minha boca. O beijo foi maravilhoso. Rolou uma química imediata. Depois disso, a gente não se desgrudou mais.
A partir daquele dia, vivi uma paixão louca. O que significa sérios problemas. Sentia um ciúme doentio, possessividade e queria controlar absolutamente tudo o que ele fazia. Algumas semanas depois de começarmos a namorar, briguei com ele num dos meus surtos de carência. Arrumei a minha mala e me mandei para Freiburg, na Alemanha, por pura birra. Queria uma prova de que ele realmente gostava de mim — e fosse atrás.
Sempre acreditei em contos de fada. Achava que amor e uma cabana bastavam. E tudo isso parecia ter-se realizado quando o Cauan viajou até a Alemanha e me pediu em casamento. Dois dias depois, mudei para o Royal Palace, onde uma parte dos artistas se hospedava em quartos no cabaré e outra parte em um trailer. O grupo do Cauan ficava no trailer. Quem vê de fora não imagina o que é aquela vida de circo. Eu não tinha noção do que me esperava. Era moleca, não medi as consequências.
Chegando lá, me deparei com um trailer minúsculo, onde ele morava com mais dois caras. Na parte de trás, tinha uma cama e um banheirinho. Na parte da frente, encaixamos uma cama de solteiro onde dormíamos juntos. Moramos assim por uns dias, até conseguirmos nos mudar para um caminhão que tinha divisórias internas. Era um “quarto” só nosso. Eu teria ficado feliz se as condições não fossem tão péssimas. Ainda mais para quem sempre teve casa, conforto, o próprio banheiro e é neurótica com limpeza, como é o meu caso. A comida geralmente era preparada por mim. Parecia que eu estava brincando de casinha. Ia ao mercado, procurava pelos preços mais baratos, voltava para aquele contêiner que era a minha casa e preparava um arroz, uma macarronada, uns enlatados.
Minha rotina se resumia a cozinhar e me locomover em um espaço de 3m². Não me sentia à vontade no meio dos circenses, nem assistindo aos espetáculos, muito menos nos bastidores. Os artistas vinham de diversas partes do mundo — Austrália, Rússia, Iugoslávia, Estados Unidos. Todos eles tinham em comum a vida cigana. A única preocupação deles com o futuro era o almoço do dia seguinte. Eu também sofria por causa dos bichinhos do circo. Sempre fui protetora dos animais. Era um martírio para mim acompanhar aquela rotina. Cheguei a testemunhar mais de uma vez as surras que o rinoceronte levava para entrar no caminhão na hora de dormir, e a morte de um elefantinho.
Além de tudo isso, eu não conseguia segurar o meu ciúme. Queria controlar todos os passos que o Cauan dava. Ficava louca com as cenas do espetáculo em que as mulheres faziam topless. Hoje me arrependo de não ter aproveitado aquilo tudo com mais humor. Os momentos mais leves aconteciam quando mudávamos de cidade e tínhamos a chance de conhecer cidadezinhas lindas. Era muito legal.
Eu tinha ido atrás do curso no Liceu Hoteleiro de Estrasburgo, um dos mais conceituados do mundo. Mas não ia ser fácil. Para concorrer a uma vaga, eu teria de passar por uma entrevista em francês — e eu sabia pouco ainda. Fazia só três meses que eu estava lá. Treinei com a minha prima algumas perguntas e respostas e fui aprovada. Voltei para o Brasil para buscar o meu visto de estudante e, após uma série de burocracias, consegui obtê-lo.
Levava uma hora de viagem do cabaré até o Liceu. Nas primeiras semanas, eu ia de bicicleta até a estação de trem. Nevava e a estradinha que eu pegava não tinha iluminação. Eu entrava na escola às 7h30 e, quando eu pegava a estradinha, estava sempre muito escuro. Pedi ajuda ao Cauan e ele comprou o carro de um outro artista do circo por mil euros.
Quanto mais passava o tempo, mais eu me sentia deslocada. Eu não tinha nada a ver com aquela vida de circo. Mas já havia embarcado naquela aventura. Era a prova de que amor e uma cabana não valem nada. Precisamos de mais do que isso. O circo é, de fato, uma família. E isso implica coisas boas e ruins, como acontece em toda família. O convívio excessivo rende muitos “barracos”. Mas eles estão acostumados. Eles não têm amigos como nós, só saem para beber de vez em quando. Eles vivem o circo de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. No máximo, ouvem música alta em um trailer, que não lhe deixa dormir. Mas existe um grande respeito também, ainda mais com todo mundo dividindo o mesmo espaço diminuto.
O que eu vivi com o Cauan foi intenso, em todos os sentidos. A gente transava muito, o sexo era ótimo. Mas sempre oscilávamos entre paixão e raiva, dia após dia. Quando o contrato de dois anos do Royal Palace acabou, eu não aguentei mais ficar lá. Saí à procura de um apartamento perto da escola, consegui aprovação de crédito e até ajuda do governo, por ser estudante. Era uma quitinete, com quarto, cozinha e banheiro. Mudei para lá e deixei o Cauan com o circo. Eles iniciaram uma temporada itinerante na Alemanha. Ficamos uns três meses sem nos ver, até eu não suportar mais a saudade. Procurei na internet onde o circo estava, imprimi o mapa, peguei o meu carro e fui atrás dele. Fiz surpresa e, quando ele me viu, ficou superfeliz. Eu não queria nem ver a sombra da tenda do circo, por isso nos hospedamos em um hotel e eu fiquei por uns três dias no início da semana, quando não tinha espetáculo. Fui e voltei mais algumas vezes. Cheguei a fazer uma viagem de dez horas de carro velho, o mesmo que tinha custado mil euros.
Depois de quase seis meses nos relacionando a distância, Cauan recebeu uma proposta para ir à Itália. Decidi viajar com ele. Não suportava mais viver longe. Já estávamos no terceiro ano de relacionamento. Eu tinha acabado de me formar no Liceu, aceitado uma oferta de emprego numa rede de hotéis grande por lá, mas larguei tudo. Ele me disse: ‘Vem comigo que eu vou te fazer a mulher mais feliz do mundo’. E fui. Mas eu não iria deixar ele me fazer a mulher mais feliz do mundo. Só eu seria capaz disso. A gente coloca tudo nas costas do outro. A verdade, ainda que clichê, é que nós somos responsáveis pela nossa própria felicidade.
Segui viagem rumo à Itália. Eu sou uma pessoa muito pró-ativa: não conseguia só ficar fazendo comida enquanto ele trabalhava. Então, eu comecei a fazer fotos dos visitantes para que levassem como uma lembrança do circo. A trupe me emprestou uma câmera e eu fotografava crianças, casais e família com coelhos, macacos e outros bichinhos. Cheguei a fazer mais dinheiro do que ele: por noite, tirava uns 100 euros, enquanto ele, uns 70, 80. Fizemos um bom pé-de-meia nessa época. Mas como o carpe diem parecia ser o lema do circo, quando eu via, o Cauan já tinha comprado um videogame de última geração com a nossa economia. Era muito triste.
A aventura de fato aconteceu quando chegamos na Sicília. A menina que ficava no meio do globo da morte pediu as contas, de repente. Já era quase hora do espetáculo e a única pessoa disponível para susbtituí-la era eu. Quase morri de tanto medo. Fechei os olhos. Sentia as três motos passarem muito perto de mim, só pelo ventinho. Fiquei muito nervosa, mas no fundo, eu confiava neles. Afinal, faziam isso desde muito jovens. Foi tudo tranquilo e até gostei da experiência. Demos muita risada depois.
Noutro dia, uma bailarina também faltou. Não pensaram duas vezes em me colocar no lugar dela. Eu nunca tinha feito balé na vida! Busquei a minha roupinha de balada que eu tinha no trailer, superbrilhante, calcei uma bota e lá fui eu. Quatro elefantes entravam no picadeiro e eu tinha de subir em um deles. Quando você sobe no bicho, é como se você estivesse abrindo ‘espacate’, porque o pescoço do elefante é gigante. Ofereceram-me o elefante mais calmo, mas eu não tinha noção do que era andar em cima daquele animal. De repente, o bicho começou a correr. As outras meninas que participavam do número davam tchauzinho de miss sobre o elefante para a plateia enquanto eu me equilibrava e tentava não cair. Agarrei as orelhas do bicho. Quando ele levantou as patinhas, quase caí. Saí com aquele sorriso amarelo, tendo a certeza de que o público estava achando que eu era o palhaço do circo (risos).
Fiz várias apresentações durante uns 30 dias. Até que fiquei grávida. Claro que isso não estava nos planos. Mas cheguei realmente a pensar que um bebê poderia dar um novo rumo à nossa relação. Que poderíamos repensar todo aquele modo de vida e conseguir uma estrutura melhor para receber nosso filho. Imaginava que ele seria um superpai babão, porque observava o carinho que tinha pelas crianças que visitavam o circo. Mas ele se mostrou indiferente. Fiquei frustrada. Perdi o bebê quando estava com um mês e meio de gestação. Sofri muito. Pior foi voltar do hospital, ele me deixar no trailer e correr para o espetáculo. Eu me senti abandonada. Fiquei três dias sem tomar banho porque a água do circo tinha acabado. Tudo perdeu o sentido.
O contrato da turnê pela Itália chegou ao fim. O Cauan não conseguiu renovar o visto para permanecer na França e eu também não fui aprovada para o meu visto de trabalho. Decidi voltar para o Brasil. O Cauan topou vir comigo. Eu me iludi mais uma vez e achei que poderíamos começar do zero aqui. Depois de um mês aqui, ele falou que não aguentava mais. Não tinha nem feito o ensino médio, como conseguiria arrumar emprego?
Pouco tempo depois, ele foi convidado para fazer uma turnê de um mês na Alemanha. Estava decidido a voltar. Eu tinha acabado de ser contratada por um hotel grande no Guarujá. Tinha inclusive alugado um apartamento lindo para a gente na praia. Ele disse que iria para a Europa, mas voltaria dali um mês. Passado esse tempo, ele me ligou e disse que teria de ficar mais dois meses. Continuei esperando. Era 2007, entrávamos no quarto ano de relacionamento.
Quando eu estava preparando as minhas coisas para buscá-lo no aeroporto em São Paulo, ele me ligou dizendo que tinha acabado de assinar outro contrato. Dessa vez, com duração de um ano e meio na Rússia. E queria que eu fosse encontrá-lo. Viver de novo aquela vida maluca de circo? Nunca. Foi a gota d’água. Eu já estava tão mal com todo aquele desgaste que não foi difícil o término definitivo para mim. Ele passou a me ligar pelos seis meses seguintes, inclusive de madrugada. Chorava, dizia que me amava e queria que eu fosse para lá. Eu me mantive firme. Disse para ele seguir o rumo de sua vida.
A última vez que nos falamos foi no Natal de 2009. Conversamos bastante. Ele disse que se arrependeu de ter-me deixado aqui, de não ter tido uma tolerância maior comigo, de não ter-me dado a segurança que eu esperava. Mas não tinha mesmo como isso acontecer: éramos muito novos. Ele achava que poderíamos pelo menos ser amigos, mas respondi que não. Ele relembrou uma frase que o pai dele tinha dito uma vez: ‘Só se ama uma vez na vida’. E completou: ‘Acho que você foi a única pessoa que eu amei. Nunca vou amar ninguém do jeito que te amei’. Concordei, mas fiz um adendo: ele iria, sim, amar outras pessoas, mas de formas diferentes.”

Fonte: Marie Claire

Se você quiser compartilhar sua história de vida conosco escreva para o e-mail: dankamaia@yahoo.com.br, não precisa se identificar seu anonimato será garantido.

Conheça um das minhas histórias! Permita-se!


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog