Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Lenda Sombria: O Navio Fantasma


Lenda Sombria: O Navio Fantasma



O Caleuche é descrito como um mítico navio fantasma com a aparência de um grande veleiro cuja cobertura principal é cheia de luzes brilhantes, e que navega ao som de músicas e orquestras.
Diz a lenda que quando deseja passar despercebido, este navio mal assombrado e esconde-se sob as águas ou é cercado por uma neblina sobre natural que faz com que fique invisível aos olhos humanos.
De acordo com diferentes versões que cercam as míticas aparições do estranho veleiro, acredita-se sobre sua tripulação ser constituída pelo sombrio Chiloé Waeloxks e seus fiéis servidores, por aqueles que morreram no mar, pela fantasmagórica tripulação de escravos, por duas bruxas míticas e por todos aqueles que decidirem ir com o navio voluntariamente sendo assim retribuídos pela promessa de riqueza.
Além disso, diz-se que quando se navega pelos mares do arquipélago de Chiloé pode-se ver o Caleuche e suas almas em festa a vagarem eternamente recolhendo as almas para aumentar sua macabra tripulação.
Origem

A lenda do Caleuche, relaciona-se de formas diferentes, com inúmeros aspectos da história e das crenças do arquipélago de Chiloé.
Entre as inúmeras hipóteses propostas, sugere-se que o mito pode ser uma variação lenda do Europeu  Navio Fantasma O Holandês Voador , que foi baseada em fatos reais, como por exemplo sobre o desaparecimento do navio holandês "A Calanche",ou que originou-se nos misteriosos desaparecimentos nas expedições espanholas ou na chegada de navios piratas holandeses como o liderado por Baltazar de Cordes , que em 1600 capturou toda a ilha por um período curto.
Alguns também dizem sobre as aparições serem provenientes ao fenômeno da osnis (dos objetos não identificados submersíveis).

Versões
Existem inúmeras versões, que diferem-se discrepantemente. No entanto,  todas dizem que seria uma embarcação que pode aparecer ou desaparecer em meio a noite, e que seria perigoso atender a este lendário veleiro. 

Casa Mágica dos Mortos no Mar
Uma versão diz que o barco pega mortos no mar e dá-lhes nova vida a bordo como membros da tripulação a passar a eternidade em festivais.
Marinheiros  Amaldiçoados e Escravos Pescadores
Outra versão diz que o navio mítico aparece nos mares de Chiloé com uma música maravilhosa,  para assim atraír os marinheiros e transformá-los em escravos que querem  para a eternidade, a fim de usá-los como servos de sua tripulação.
Contrabando de Magia
Também há uma crença de que a tripulação do Caleuche faz pactos mágicos com comerciantes, assegurando-lhes prosperidade material em troca de manter o seu segredo.
Quando alguém em Chiloé faz rápida fortuna , diz-se entre os seus vizinhos, porque ele estava tendo um caso com a tripulação do Caleuche e seus feiticeiros. Estas histórias foram aumentadas durante os dias que se seguiram ao terremoto de 1960 , porque algumas das casas das ilhas ficaram intactas pelos incêndios que devastaram o porto de Castro. Na mesma década, foi dito que perto das casas de comerciantes prósperos do arquipélago de Chiloé , em muitas noites  pode-se ouvir sons de cordas, como se um barco estivesse ancorado próximo.
Assim, até os dias de hoje é considerado-se suspeito  quando um comerciante bem sucedido, recebe a noticia do naufrágio do barco que leva um de seus parentes. 
Diz-se que grandes riquezas são devidas aos tripulantes que estão a bordo do Caleuche, e que em suas viagens que acontecem neste navio mágico seriam levados para visitar cidades fantásticas que estão instaladas no fundo do mar, e que também lher são reveladas a localização de tesouros escondidos . Assim, pode- se desfrutar de uma pequena parcela destes tesouros, e ir vivo para casa, com a condição de que tem que fazer algum tipo de pacto para manter esses segredos até a morte. O não cumprimento do tratamento, seria severamente punido.
As histórias dizem que aqueles que têm um pacto com o navio fantasma devem mante-lo a qualquer custo a fim de bajular as feiticeiras.

Sendo magia consciente
Existe também uma versão indicando o Caleuche realmente ser criado e dotado de consciência , o que explicaria o seu comportamento como divindade maligna.
De acordo com esta interpretação da história, originalmente Caleuche era apenas um navio, mas a Millalobo teria dado o dom da consciência, e as grandes potências, com o objectivo de que o Caleuche fosse o local de residência das almas que produz o mar sendo assim resgatadas pelos filhos de Millalobo.
Diz-se que logo após sua transformação , o Caleuche estava feliz com seu parceiro, mas um dia ao saber da morte de seu amado dono por bandidos do mar, o Caleuche irritado jurou vingança sobre todo o ser humano vivo. Esta seria a razão de seu juramento de atrair todos os marinheiros e pescadores que encontra, para tornar escravos, e a razão também para haver concordado em ajudar as bruxas de Chiloé,  para o transporte e a feitiçaria maligna, mas, no entanto, ele também deve continuar a cumprir a missão sagrada de Millalobo.
Além de atrair marinheiros para torná-los escravos, diz sobre ele ter a capacidade de punir aqueles que olham-no, usando seu poder de deformar o infeliz que vê-o sem permissão dando-lhe uma morte súbita ou enlouquecendo-o. Assim, é dito que a pessoa que olhar para Caleuche e não quiser sofrer a punição mágica, deve assegurar que o navio e sua tripulação não percebam sua ousadia.
O Mito
Estes são alguns dos mitos sobre este misterioso navio fantasma que navega em meio a neblina dos mares do Chile aterrorizando pescadores na forma de inúmeros e porque não dizer medonhos relatos sombrios  sussurrados em meio a noites lugubres no arquipelogo ou no mar e fazendo-se passar de geração em geração a ser recontada como mais uma nova História Sombria
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog