Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Presidente sanciona lei que aumenta pena para assassinato de mulher relacionado à violência doméstica

Em meio a protestos contra seu governo, Dilma Rousseff participou de cerimônia que transformou em homicídio qualificado crime cometido contra mulheres por razões de gênero ou violência doméstica


Ministra Carmem Lúcia, do STF, a ministra Eleonora Menicucci e Dilma no ato que sancionou a lei (Foto: Arquivo pessoal)

Em uma cerimônia marcada pelo contexto político desfavorável (panelaço no domingo, dia 8, e manifestação pró-impeachment marcada para o próximo fim de semana), Dilma Rousseff sancionou lei que transforma em homicídio qualificado o assassinato de mulheres por razões de gênero ou violência doméstica. O projeto prevê penas mais severas aos agressores e transforma o ato em crime hediondo e inafiançável.
Aprovado pelo congresso no último dia 3, o texto também prevê pena maior para mortes decorrentes de violência doméstica e para os casos em que a mulher é assassinada grávida. A lei considera questão de gênero quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. O "feminicídio" será incluído no Código Penal e passará a ser agravante do crime de homicídio.
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, 100 mil mulheres perderam a vida por violência nos últimos 25 anos. O Disque 180, para denúncias de violência doméstica, registrou 52,9 mil ligações, só no ano passado.
"E aí eu faço um apelo: não aceitem a violência, dentro ou fora de casa, como algo inevitável. Não permitam que a força física ou o machismo destruam sua dignidade e até mesmo suas vidas. Denunciem. Usem os recursos ao seu alcance e saibam vocês que vocês vão ter ao seu lado o Estado brasileiro", pediu Dilma em seu discurso.
Realizada no Palácio do Planalto, a cerimônia foi originalmente organizada para a sanção da lei, mas as atenções e perguntas dos jornalistas foram voltadas a onda de protestos. "Acho que há que se caracterizar as razões para o impeachment e não o terceiro turno das eleições. O que não é possível no Brasil é a gente não aceitar as regras do jogo democrático. A eleição acabou, houve primeiro e houve segundo turno. Terceiro turno das eleições, para qualquer cidadão brasileiro, não pode ocorrer, a não ser que você queira uma ruptura democrática", disse a presidente.

Fonte:Revista Marie Claire
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog