Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

LILICA,FILHA QUERIDA por Danka Maia




 Essa crônica foi inspirada num vídeo de uma reportagem que muito me comoveu.

Bethi adentrou inesperadamente o recinto e mais uma vez encontrou Hilda com as inseparáveis lágrimas nos olhos. Pensou por um segundo, em quantas vezes não se deparara com aquela cena. A amiga de longos anos com um olhar lançado através da modesta janela a espera da filha que desaparecera sem grandes explicações. Hilda nunca entrava muito na questão. Só narrava que um dia Lilica saiu como fazia todos os dias para pegar a mistura na casa de uma amiga que fizera do outro lado da cidade,para alimentar a ela, a mãe e mais cinco filhos pequenos.O que Hilda ganhava limpando quintais mal dava para básico. Era um fato, faltava tudo mesmo. E desde que Lilica completou oito anos de idade ,vendo agonia da mãe, decidiu sem avisar de imediato procurar um modo de ajudar a sofrida e amada mãe. Era um ritual, depois de conversar com Hilda, a mãe permitiu que a filha fosse, e todos os dias as quatro horas ela saia cruzando a cidade indo buscar a merenda, como a mãe chamava. Bethi conhecia bem essa história.

_Hilda, já se passaram quase quinze anos e você ainda ai,assim...- Logo sendo interpelada.


_O tempo não passa no coração de uma mãe Bethi. São duas verdades: Filhos não crescem, e o tempo não passa.


Bethi cruzou a sala indo ajeitar as coisas na cozinha como sempre fazia.Pensando no sofrimento daquela mulher. Agora com seus filhos praticamente criados. O mais novo com vinte anos de idade.Pela vida talvez deveria estar folgada com a chegada dos netos, da vitória em Lara ter conseguido entrar para faculdade e logo teriam uma Dentista na família.A primeira pessoa da família Santos a entrar para uma Faculdade, inda mais,pública. Mas Hilda se orgulhava muito dos filhos. E se contentava com doce deleite de ser avó. O que era difícil explicar era que ela sabia que se não fosse a  coragem, sensibilidade e complicidade de Lilica nada daquilo poderia ser realizado, talvez nunca conseguido. Por isso o buraco era tão avassalador e o abismo tão colossal e a dor tão dislacerante que rasga o coração. Bethi refletia consigo mesma:


_A atitude de uma pessoa marca o ser humano que ela é.A dessa menina ficou cravada na alma dessa mãe como marca quente e cruel no couro do gado.É para todo sempre.
Achava estranho não haver fotos da criança pela casa.Lara a filha  explicava que a mãe guardara todas.As poucas que tinham, todas num velho baú debaixo da cama.
O dia passou,como todos anteriores e posteriores. Sempre marcados pela ausência presente no seio daquela mulher ,cujo o olhar perdia-se no horizonte todas as tardes na esperança de ver Lilica voltar com o sacola onde trazia a merenda agora não mais necessária para toda família.
No entanto houve um dia, e sempre há. Bethi chegou, Hilda na janela porém dessa vez com algo que semelhava uma foto em uma das mãos.Curiosa Bethi aproximou-se devagar e nesse instante Hilda trouxe a foto contra o peito, curvou a cabeça e outra lágrima desceu da parte direita de seu rosto marcado caindo em suas mãos. Bethi hesitou, não sabia se deveria interferir aquele momento tão íntimo. Retrocedeu, e quando virava dando as costas  foi surpreendida por Hilda:


_Sabe Bethi, essa é a última vez que você me virá aqui. Não vou mais esperar por Lilica.Ontem sonhei com ela pela primeira vez. Estava linda e em paz, e sem a sacola da merenda.Me olhou de um jeito que só ela sabia fazer e entendi o que ela me queria dizer.


_E o que foi?- indagou Bethi aflita.


_A vida continua. E seja lá o que tenha intervido a volta dela pela casa e depois de todo meu esforço para encontra-la,o tempo está passando.ela seguiu por uma estrada linda, cheia de flores, corria feito uma criança!- sorrindo feliz pela primeira vez, contudo aquela frase chamou a atenção de Bethi que retrucou:


_Como assim, corria feito uma criança? Ela era uma criança Hilda!- Foi quando a amiga levantou-se e entregou a foto que jazia em suas mãos e pela primeira vez Bethi veria a imagem de Lilica. Por anos pensou que ela poderia ser morena como Lara, ou mais clara como Davi, entretanto, assustou abruptamente quando deparou-se com uma foto envelhecida de saudade e afeto de uma cadelinha marrom, médio porte agarrada por toda família. Imediatamente objetou:


_Mais isso é uma...


_É minha filha mais velha Bethi.- disse num tom mais contundente Hilda.- Porque quantas vezes eu pedi, supliquei e quase mendiguei para ter como alimentar meus filhos pedindo aos que como eu chamam de seres humanos, e no entanto, ouvia tantos absurdos, como: "Vá trabalhar, sua vagabunda!"  "Quem mandou se encher de filhos!"- Lilica simplesmente foi e durante oito anos trouxe a merenda que a moça do outro lado da cidade preparava para ela e sabia que trazia para mim e os outros filhos.Só que infelizmente, houve um dia em que ela não regressou.


Bethi calou-se.


Hilda completou:


_As pessoas deveriam analisar antes de classificar animais irracionais e racionais.Pois quem me ajudou criar meus filhos não foi um ser humano, não com duas pernas e sim de quatro patas. Nela achei mais humanidade que numa multidão de pessoas durante a vida toda.- E seguiu para o quarto.


Sabe leitor,vivemos hoje num momento onde animais ou assim chamados nos tem ensinado o que é ser humano.eu deixo essa crônica na esperança que o olhar e atitude de todos nós sejam abaladas ao ponto de transformar-se em amor.Porque é disto que o homem precisa: do verdadeiro amor. Como sempre digo: O melhor do amor é amar.

 
Boa reflexão.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog