Entre Quatro Paredes e Nada Mais LIVRO

sexta-feira, 6 de março de 2015

5 ilusões de ótica que vão confundir o seu cérebro!


Hoje, apresentamos mais algumas dessas imagens curiosas que vão confundir o seu cérebro (e não, não estamos falando do vestido azul e preto ou branco e dourado). Talvez algumas delas já sejam conhecidas por você, talvez outras não. Veja abaixo:

1 – O Vaso de Rubin


Desenvolvido pelo psicólogo dinamarquês Edgar Rubin em 1915, o expectador pode interpretar a imagem de dois modos distintos: vendo duas faces se olhando ou a simples silhueta de um vaso. O que você enxerga?

2 – Letras com cores iguais


Essa outra ilusão é obra de Edward H. Adelson do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Enquanto muitos podem achar que as letras “A” e “B” possuem tonalidades diferentes de cor, elas possuem exatamente o mesmo pigmento de cinza – e que só é alterado devido à sombra que o cilindro projeta sobre o tabuleiro.

3 – Qual é esse animal?


Dependendo de como você interpretar o desenho, dois animais bem distintos podem ser enxergados aqui. O que você vê? Um pato ou um coelho?

4 – O complexo dos dados


Essa imagem já é bastante famosa e possui diversas versões. Criada pelo físico Roger Penrose, em 1954, o triângulo impossível consiste por três linhas de dados que são arranjadas no formato da letra “Z”.

5 – A jovem e a idosa


Você vê nesse desenho uma jovem mulher ou uma mulher idosa um tanto assustadora? Essa imagem é uma das ilusões de ótica mais famosas do mundo e foi publicada inicialmente em 1915 pelo cartunista W.E. Hill.



Fonte(s)
Imagens