Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

5 histórias de pessoas que morreram na busca pela imortalidade

Cada pessoa tem um objetivo nessa vida. Alguns querem produzir obras de arte, assim como há quem queira a velha máxima de escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Hoje vamos falar sobre algumas pessoas que tiveram um objetivo bastante ousado em comum: alcançar a imortalidade ou a juventude eterna. Além disso, elas tiveram o mesmo destino também e acabaram morrendo, no final das contas. Irônico, não?

1 – Auto mumificação


Que melhor maneira de preservar o próprio corpo do que praticar a automumificação, não é mesmo? Pelo menos essa foi a lógica de alguns monges adeptos do Budismo Shingon. Basicamente a prática consiste em morrer de fome e ingerir uma substância nojenta à base de resina, além, é claro, de entrar voluntariamente em uma câmara mortuária. Auto mumificação é uma forma mais lenta e ideológica de cometer suicídio, digamos assim.
Um exemplo de auto-mumificação é o caso da estátua de Buda sobre a qual falamos recentemente – aquela que foi feita em cima da múmia de um monge. Nessas ocasiões, o monge não é considerado uma pessoa morta, mas um ser em estado de transe e meditação profunda. Há quem acredite, inclusive, que esses monges retornarão à vida em algum momento, quando a humanidade precisar de seus conhecimentos.

2 – A morte de Alexander Bogdanov


Você já ouviu falar desse cara? Conhecido por suas influências na filosofia e na medicina, Bogdanov foi o responsável por criar a Tectologia, que era uma espécie de teoria geral dos sistemas vivos e não vivos. Dedicou boa parte da sua vida aos estudos políticos, mas acabou optando por direcionar seus estudos apenas à ciência mais tarde.
No ambiente científico, Bogdanov acreditava que a fonte da eterna juventude poderia ser por meio da realização de transfusões sanguíneas. Para provar que estava certo, ele aceitou atuar como cobaia de si mesmo.
Depois de realizar a primeira transfusão de sangue, ele relatou uma súbita melhora em sua saúde. O mesmo ocorreu com a segunda transfusão. Empolgado, realizou a terceira e acabou morrendo pouco tempo depois. Alguns pesquisadores acreditam que nessa troca sanguínea, Bogdanov acabou contraindo malária.

3 – Os imperadores envenenados


A ideia de ser imortal já fez com que muitas pessoas procurassem poções, elixires e pílulas capazes de transformar pessoas comuns em seres eternos. Na China Imperial isso esse desejo era mais do que comum e, na busca por encontrar a tal poção mágica, muita gente acabava se envenenando e morrendo.
Só para você ter ideia, essas poções eram preparadas por alquimistas chineses, que ainda não tinham noção do problema que poderiam criar ao fazer poções à base de substâncias extremamente tóxicas, como o mercúrio. Aliás, provavelmente foi o mercúrio o responsável pela morte do primeiro imperador da dinastia Qin, o líder Qin Shi Huang, morto aos 39 anos depois de consumir uma poção de imortalidade.
Muitos outros imperadores chineses parecem ter morrido depois de ingerir poções mágicas que garantiam imortalidade. O imperador Xianzong, por exemplo, consumiu substâncias que o deixaram descontrolado – acredita-se que ele tenha sido morto por seus eunucos. Outro imperador que tomava pílulas de mercúrio era Jiajing, que também morreu em busca da vida eterna.

4 – Morte em nome da vaidade


Ainda que o rei Henrique II da França fosse casado com Catarina de Médici, sua companheira fiel era a viúva Diana de Poitiers, conhecida por sua beleza estonteante e sua aparência jovem.
Aparentar juventude era prioridade para Diana, que tinha uma poção mágica que consumia religiosamente: cloreto de ouro e éter etílico. O que ela não sabia era que o líquido que bebia para ficar jovem era o mesmo que a matava lentamente. Estudos recentes do cabelo de Diana indicam que ela morreu em decorrência de envenenamento crônico.
Na mesma época, mulheres também morreram graças ao uso de maquiagem feita à base de chumbo ou de arsênico.  

5 – A morte do neurologista que queria ser jovem para sempre


Já ouviu falar sobre o neurologista britânico Charles-Édouard Brown-Séquard? Não? Então senta que lá vem história. Basicamente esse cara dedicava seu tempo a procurar uma maneira de se tornar imortal. Você já deve ter percebido que esse era um desejo relativamente comum no passado, mas o que chama a atenção na sede por juventude de Brown-Séquard é a forma como ele acreditava que era possível viver para sempre.
O elixir desse cara era basicamente um preparo feito com o extrato retirado de testículos de cães e porquinhos da índia. Esse extrato era chamado por ele de “substância rejuvenescedora”, que ele injetava em si mesmo. Sabe o mais bizarro disso tudo? Dizem que Brown-Séquard foi um cara completamente viril e cheio de vida até o dia de sua morte, que aconteceu quando ele tinha 76 anos. Há quem diga também que Brown-Séquard teve, na verdade, um grande e duradouro efeito placebo.
Completamente convencido de que tinha nas mãos uma fórmula mágica de juventude, Brown-Séquard resolveu dividir sua descoberta com toda a comunidade científica e ofereceu sua fórmula mágica a outros cientistas. Resultado: algumas pessoas realmente acreditavam que a substância era mesmo milagrosa, mas muitas outras ficaram doentes depois do tratamento.
E aí, você já tinha ouvido falar em algumas dessas fórmulas de juventude e vida eterna? O que acha dessa ideia de querer viver para sempre ou aparentar ser jovem por muito tempo? Conte para a gente nos comentários!

Fonte(s)
Imagens
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog