Entre Quatro Paredes e Nada Mais LIVRO

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Método com células-tronco poderá gerar bebês de pais do mesmo sexo


 

Mais avanços no setor de células-tronco estão abrindo novas esperanças para casais homossexuais que desejam ter filhos legítimos. Na mais recente descoberta, pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Weizmann Institute of Science de Israel revelaram os resultados de uma pesquisa com células-tronco que permitiria que um bebê fosse gerado a partir de células da pele de dois adultos, não importando o sexo de ambos.
Com essa novidade, além de permitir que casais heterossexuais inférteis possam ter seus próprios filhos sem precisar recorrer aos doadores de óvulos ou espermatozoides, a técnica é capaz de oferecer meios para parceiros do mesmo sexo gerarem seus próprios bebês.
De acordo com o artigo de Colin Jeffrey, do Gizmag, a pesquisa — que já havia sido bem-sucedida com ratos — foi realizada com células humanas pela primeira vez. Para o estudo, os pesquisadores emparelharam linhas de células estaminais a partir de embriões com a pele de uma variedade de diferentes adultos e as células resultantes, comparando com fetos para determinar uma correspondência idêntica.
Apesar de inovadora, essa técnica para gerar embriões a partir de células de pessoas do mesmo sexo não é a pioneira. Outros experimentos envolvem a manipulação de fibroblastos em camundongos, resultando em embriões com as características genéticas de vários camundongos machos, enquanto outros usaram células-tronco da medula óssea extraídas de machos para acionar espermatogônias.
Porém, nesta última pesquisa de Cambridge e Weizmann, as células estaminais e da pele humana de adultos foram combinadas pela primeira vez para criar uma linha de células germinativas (óvulos e espermatozoides) inteiramente novas. Ou seja, células que quando reunidas irão tornar-se embriões.
Esse é mais um grande passo da medicina genética que, apesar de poder levantar questões morais e éticas sobre a manipulação de genes, pode beneficiar muitas pessoas que sonham com um herdeiro. 





Fonte(s)
Imagens