IKANATON no Amazon!Confira!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Galinha do capeta? Ave tem penas, carne, órgãos e até ovos negros

 Um raro tipo de galinha apelidada de “Lamborghini das aves domésticas” está se tornando um dos itens mais desejados da indústria de luxo mundial. A Ayam Cemani (que em indonês significa "galinha totalmente preta") possui coloração completamente preta, incluindo penas, bicos, pernas, pele e até a carne.
O preço cobrado pela ave não é nada barato: a Greenfire Farm, uma das empresas que comercializam aves mais respeitadas do mundo segundo o jornal britânico Daily Mail, consegue lucrar 200 dólares (quase 800 reais) por animal. No mercado negro esse valor pode passar de mil dólares por cabeça.

Rituais e colecionadores

As aves são cobiçadas por colecionadores justamente porque a espécie é exótica. Sua raridade é causada pela grande quantidade de cruzamentos realizado nas criações da ilha de Java, de onde a Ayam Cemani é originária.
A espécie também é consumida na Indonésia e em boa parte da Ásia como parte de rituais. Segundo a Greenfire Farms, elas são famosas devido aos seus “poderes místicos”. Acredita-se que a escuridão da ave a torna uma "ponte ideal entre o mundo humano e o sobrenatural".

Mas o que causa essa escuridão na ave?

A coloração negra da Ayam Cemani é devida a uma condição genética conhecida como fibromelanosis, que é causada por uma mutação que afeta o modo como as células produtoras de pigmentos trabalham.
O geneticista sueco Leif Andersson descobriu que o responsável pela mudança de cor é um gene chamado endothelian-3 (EDN3). É ele que participa da regulação de células de melanócito que produzem pigmentos. Em aves Ayam Cemani, elas são dez vezes mais abundantes em relação a outras raças.
FONTE(S)