Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Galinha do capeta? Ave tem penas, carne, órgãos e até ovos negros

 Um raro tipo de galinha apelidada de “Lamborghini das aves domésticas” está se tornando um dos itens mais desejados da indústria de luxo mundial. A Ayam Cemani (que em indonês significa "galinha totalmente preta") possui coloração completamente preta, incluindo penas, bicos, pernas, pele e até a carne.
O preço cobrado pela ave não é nada barato: a Greenfire Farm, uma das empresas que comercializam aves mais respeitadas do mundo segundo o jornal britânico Daily Mail, consegue lucrar 200 dólares (quase 800 reais) por animal. No mercado negro esse valor pode passar de mil dólares por cabeça.

Rituais e colecionadores

As aves são cobiçadas por colecionadores justamente porque a espécie é exótica. Sua raridade é causada pela grande quantidade de cruzamentos realizado nas criações da ilha de Java, de onde a Ayam Cemani é originária.
A espécie também é consumida na Indonésia e em boa parte da Ásia como parte de rituais. Segundo a Greenfire Farms, elas são famosas devido aos seus “poderes místicos”. Acredita-se que a escuridão da ave a torna uma "ponte ideal entre o mundo humano e o sobrenatural".

Mas o que causa essa escuridão na ave?

A coloração negra da Ayam Cemani é devida a uma condição genética conhecida como fibromelanosis, que é causada por uma mutação que afeta o modo como as células produtoras de pigmentos trabalham.
O geneticista sueco Leif Andersson descobriu que o responsável pela mudança de cor é um gene chamado endothelian-3 (EDN3). É ele que participa da regulação de células de melanócito que produzem pigmentos. Em aves Ayam Cemani, elas são dez vezes mais abundantes em relação a outras raças.
FONTE(S) 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog