Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Inventores que morreram com suas próprias criações

1. Morreu por respirar muito oxigênio

Em 1870, o engenheiro Henry Fleuss projetou um respirador para mergulho. Sua ideia era que o dispositivo auxiliasse no reparo de navios inundados. O equipamento era composto por uma máscara de borracha ligada a um tanque de oxigênio, porém Henry encheu os tanques com oxigênio comprimido puro, que é tóxico para os seres humanos. Afinal, o ar que respiramos é uma mistura complexa de gases, com cerca de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Infelizmente, ele descobriu isso da pior maneira e acabou morrendo.

2. No fundo do mar

Horace Lawson era um engenheiro naval e, durante a Guerra Civil Americana, criou os submarinos “movidos a mão”. De uma maneira simples, eles funcionavam através da força, por meio de uma manivela girada por sete homens que era ligada a uma engrenagem dupla. Em 1863, o inventor decidiu conferir o funcionamento da engenhoca durante exercícios de rotina, mas um problema acabou matando todos a bordo.

3. O carro voador

O maior sonho de Henry Smolinski e seu amigo Harold Blake era criar um carro voador. O protótipo AVE Mizar estava em fase de testes quando, em 1973, as asas se soltaram, causando um acidente que tirou a vida dos dois. 

 4. Morte registrada

Franz Reichelt foi um alfaiate austríaco e passou muito tempo trabalhando na criação de um paraquedas preso a um terno. Seus primeiros testes com um boneco se mostraram satisfatórios, então Franz resolveu testar o equipamento por si próprio. Com a presença da imprensa e de muitos curiosos, Franz escolheu a Torre Eiffel para mostrar a todos sua criação. Infelizmente, o paraquedas não abriu e Franz morreu imediatamente ao bater no chão.  

5. Os carros-foguetes

Max Valier era um pioneiro em foguetes e estudava a criação de “carros-foguete”. Em 1920, suas invenções começaram a apresentar resultados positivos nos testes, até que um dos carros, movido a álcool, explodiu e matou Max. 

6. Elementos radioativos

Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel. Suas pesquisas trouxeram grande avanço à química, com a descoberta dos elementos rádio e polônio. Na época, não se sabiam os efeitos negativos das radiações no organismo. Marie, que trabalhava sem qualquer proteção, acabou morrendo devido a uma leucemia causada pela exposição a esses elementos.

7. Sacrifícios pela evolução

Conhecido como o “Pai do voo planado”, Otto Lilienthal foi um pioneiro na história da aviação. Seus estudos sobre os pássaros e a curvatura da asa foram essenciais para a base da aeronáutica. De 1891 a 1896, Otto realizou cerca de 2 mil voos planados, mas, em 10 de agosto de 1896, ele caiu de uma altura de 17 metros e quebrou a espinha dorsal. Suas últimas palavras foram: “Sacrifícios precisam ser feitos”.

8. Sufocado por cordas

 Thomas Midgley Junior foi um grande engenheiro e químico americano. Ele desenvolveu o tetraetilchumbo (TEL), um aditivo à gasolina, e também alguns dos clorofluorcarbonetos (CFCs). Da mesma forma de Curie, ele ficou doente pela exposição a componentes químicos. Com dificuldades para se mover, projetou um sistema de polias e alavancas para ajudá-lo a sair da cama, porém acabou sufocado até a morte por uma das cordas.

9. Corrida mortal

O engenheiro e piloto de automobilismo J. G. Parry-Thomas sonhava em ter o carro mais rápido e conquistar o recorde de velocidade terrestre. Sua criação, o veículo BABS, tinha várias modificações, como uma área que deixava o motor exposto. Durante uma corrida, uma das correntes se soltou e atingiu em cheio o pescoço de Thomas, o que praticamente o decapitou. 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog