Boto: O Prazer Vem Das Águas no Amazon!Confira!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Espada do século 13 com inscrição misteriosa intriga historiadores


A arma foi descoberta no Rio Witham em Lincolnshire, na Inglaterra, em 1825, e análises revelaram que se trata de uma peça do século 13, ou seja, da mesma época em que a Magna Carta foi redigida.
Feita de aço, a espada pesa cerca de 1,2 quilo, mede 96,4 centímetros de comprimento e tem lâmina de dois gumes. A arma conta ainda com punho em formato de cruz e é semelhante a muitas outras que aparecem em gravuras de manuscritos da Idade Média ou que já foram encontradas pela Europa. Além disso, a inscrição misteriosa vem intrigando especialistas e historiadores há mais de um século.

Sopa de letras

De acordo com Danny Lewis, do portal Smithsonian.com, as letras se encontram gravadas em uma das faces da lâmina e foram incrustadas com fios de ouro. Outra característica incomum são dois sulcos que percorrem a longitude da espada até o guarda-mão, e esse aspecto, juntamente com a aparência das letras, levaram alguns especialistas a especular sobre a possibilidade de a arma ser de origem viking.
A inscrição parece trazer a sequência “+NDXOXCHWDRGHDXORVI+”, mas, segundo Lewis, como o idioma no qual ela foi redigida — se é que não se trata de um código — é desconhecido, ninguém conseguiu descobrir o significado da mensagem. Especialistas que avaliaram a espada dizem que ela provavelmente pertenceu a um nobre ou cavaleiro abastado, e eles acreditam que a inscrição possa ter significado religioso.

Possível explicação

Segundo Elizabeth Palermo, do portal Live Science, apesar da suspeita de que a espada possa ter origem viking, ela provavelmente foi produzida na Alemanha, que era o centro de fabricação de lâminas na Europa. Além disso, essa não é a primeira arma com inscrições encontrada no continente europeu, já que outros tantos exemplares foram descobertos em países como Suécia, França, Polônia e Países Baixos.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, antes de o cristianismo se espalhar pela Europa, os povos que ocupavam a região que hoje corresponde à Alemanha costumavam gravar runas nas lâminas de suas espadas, machados e outras armas. Essa prática era empregada para garantir proteção e dotar as peças que seriam usadas nas batalhas com poderes especiais, e é possível que o costume tenha persistido até a Idade Média.

Ajuda

Segundo Lewis, a espada pertence ao Museu Britânico, mas foi emprestada à Biblioteca Britânica por ocasião de uma exposição organizada para celebrar os 800 anos da Magna Carta. E o pessoal da biblioteca, intrigado com a inscrição na lâmina, pediu a ajuda do público para tentar decifrar a mensagem gravada nela.
Várias pessoas se manifestaram com respeito à inscrição, e muita gente apresentou possíveis teorias sobre o que a sequência significa. Um dos “participantes” do debate proposto pela biblioteca — Marc van Hasselt, da Universidade Utrecht, na Holanda — sugeriu o que o idioma utilizado possivelmente seja o latim, e que as letras sejam as iniciais de cada palavra que compõe a mensagem.
Assim, “NDXOX” poderia significar Nostrum Dominus ou Nomine Domini — ounosso Senhor e o nome do nosso Senhor, respectivamente —, e as letras "XOX” talvez se refiram à Santa Trindade, por exemplo. No entanto, tudo não passa de suposição e ninguém sabe o que a inscrição significa, e é provável que o mistério jamais seja solucionado. E você, gostaria de tentar decifrá-la?