Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

9 maneiras internacionais de desfrutar de um bom sorvete


Você gosta, eu gosto, quase todo o mundo gosta de sorvete em alguma de suas diversas formas.
Quer se trate de um sorvete de mochi do Japão ou de um Kulfi da Índia, fazer uma turnê pelo mundo do sorvete pode ser a mais doce das experiências.
A história do sorvete tem raízes multicontinentais. Sabe-se que misturas congeladas de leite e arroz eram fabricadas na China desde o ano 200 AC. Além disso, misturas congeladas de um xarope viscoso e ninhos de macarrão, surgiram bem no começo do império Persa em 400 AC.
As primeiras receitas de sorvete começaram a aparecer em 1700 na Inglaterra, e os imigrantes Quaker foram os primeiros a levar essa delícia congelada para os Estados Unidos. Ao longo dos anos, esse creme congelado sofreu várias inovações: ele recebeu os mais diversos ingredientes e coberturas; começou a ser servido em grandes taças, e tornou-se a sobremesa favorita da América.
Mas isso não significa que os Estados Unidos têm o monopólio em deliciosas sobremesas congeladas. Você vai se encantar com essas delícias globais:
Itália: gelato
Então, qual é a diferença entre o sorvete e o gelato italiano? O gelato é feito principalmente com leite, em vez de nata, e seu teor de gordura é mais baixo. O sorvete é batido rapidamente para incorporar o ar que o deixará mais macio, já ogelato é agitado lentamente para que sua textura fique mais densa. Veja mais detalhes sobre as diferenças entre sorvete e gelato aqui.
image
FOTO: Offset
Índia: kulfi
Esta sobremesa é feita com leite condensado, cozido de forma lenta e mexido constantemente. A mistura adquire um sabor de noz, visto que a lactose e os açúcares presentes no leite se caramelizam durante o cozimento. Essa mistura é condimentada com ingredientes como rosa, pistache ou cardamomo e logo depois congelada em moldes. Como resultado, temos uma sobremesa densamente cremosa cuja forma lembra a de um picolé.
image
FOTO: Alamy
Japão: sorvete de mochi
Este sorvete vem em seu próprio e delicioso envoltório comestível feito com fécula de arroz. As bolas geralmente são consumidas em uma mordida ou duas, e muitas vezes são recheadas com sorvete de chá verde, feijões vermelhos, morango, chocolate ou baunilha.
image
FOTO: Alamy
Turquia: dondurma
Esta sobremesa congelada é tão encorpada que, às vezes, precisa-se de garfo e faca para comê-la. Além de levar leite e açúcar, o dondurma é feito com salepo, uma farinha feita com orquídeas, e uma resina vegetal que adiciona consistência e dá uma textura mastigável. É comum que os vendedores agitem a massa com uma pá de cabo comprido para mantê-la flexível o suficiente na hora de servir.
image
FOTO: Alamy
Alemanha: spaghettieis
Este prato pode até parecer com o espaguete, mas é pura sobremesa e uma novidade bastante popular na Alemanha durante as férias de verão. O sorvete de baunilha é colocado em uma máquina e empurrado para sair dela em forma de macarrão, em seguida ele é coberto com chantilly e recebe um banho de calda de morango que se parece com o típico molho de tomate. Logo depois, o sorvete é coberto com amêndoa ralada ou chocolate branco, para obter a aparência do queijo parmesão.
image
FOTO: Alamy
Irã: faloodeh
Essa é uma das sobremesas mais antigas. Seus registros datam de 400 AC. Ela é feita com uma mistura cremosa de água de rosas, açúcar e ninhos de vermicellipara dar uma textura mais firme. O faloodeh muitas vezes é servido junto com sorvete de açafrão e pistaches moídos, ele pode ainda ser guarnecido com limão ou com um suco agridoce de cereja. 
image
FOTO: Cortesia de The Kitchn
México: paleta
O sorvete em palito é vendido em carrinhos e pequenas lojas. Ele pode ter uma base cremosa e sabores variados como coco ou rum. Muitas vezes ele é feito à base de água e inclui pedaços de frutas em sua composição, tais como manga, goiaba ou tamarindo. Ainda é possível degustar sabores exóticos como pepino e lima.
image
FOTO: Corbis
Malásia: ais kacang
Essa sobremesa feita com gelo moído é servida com frutas coloridas e brilhantes e caldas de vários sabores. Sua cobertura inclui feijões vermelhos, milho doce e cubos de gelatina feitos com folhas de pandan e água de rosas. Sementes de palmeiras e amendoim salgado crocante também são parte da cobertura, conferindo-lhe uma textura bastante variada, já o leite condensado dá um toque de cremosidade.
image
FOTO: Alamy
Estados Unidos: sorvete do tipo custard
O que destaca o sorvete do tipo custard do sorvete comum é que ele inclui a gema do ovo em seus ingredientes – a FDA até mesmo especifica que o custard tem 10% de gordura láctea e pelo menos 1.4% de gema de ovo em sua composição. Se a massa tiver porcentagens menores do que essas, ela será catalogada como sorvete. O resultado é uma sobremesa cremosa e consistente — ela não é tão aerada como o sorvete. Essa sobremesa foi inventada originalmente em Coney Island, mas é bastante popular no oeste dos Estados Unidos.
image
FOTO: Alamy 



Fonte: yahoo
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog