Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

10 motivos que tornam a existência de zumbis fisicamente impossível

Os zumbis ganharam o universo pop com o lançamento de “A Noite dos Mortos-Vivos”, de George Romero, em 1968. De lá pra cá, várias obras detalharam como seria o apocalipse dessa maneira. Depois de “The Walking Dead”, a fama dos mortos-vivos ganhou ainda mais força, e marchas com centenas de pessoas caracterizadas como zumbis com sede de cérebro se tornaram populares mundo afora.
Até mesmo pegadinhas, como a de Silvio Santos no metrô, abusam da temática. Ou seja, uma coisa é fato: zumbis estão na moda. Mas será que eles existiriam de verdade? O site How Stuff Works elaborou uma lista com 10 explicações que tornam impossível a existência desses monstrengos.
A não ser, é claro, que uma força sobrenatural dê um poder diferenciado a essas criaturas do mal. Caso contrário, os zumbis não teriam a menor chance. Entenda por que através dos 10 itens abaixo:

1. Umidade e calor

As altas temperaturas e a umidade aceleram a putrefação dos corpos. Elas oferecem as condições perfeitas para a proliferação de bactérias e insetos que consomem o corpo humano após sua morte. No deserto, seria uma questão de horas para o zumbi se “desintegrar”. Isso sem contar os raios ultravioletas, que podem deteriorar os cadáveres ainda mais rapidamente.
Umidade e calor ajudam a apodrecer o corpo

2. Problemas “nas juntas”

O corpo humano funciona através de sinais elétricos que controlam movimentos e elasticidade de nossos membros, pele e órgãos. Os primeiros zumbis da ficção até respeitavam um pouco dessa lógica, sendo mais lentos e se arrastando até suas vítimas.
Já os mortos-vivos mais recentes abusam da licença poética: alguns continuam a se movimentar mesmo com pedaços de seus corpos apenas pendurados. Com a falta de atividade cerebral, a movimentação dos zumbis seria irreal.
Movimentação não existiria sem os impulsos elétricos do cérebro

3. Vírus e bactérias

Alguns dos maiores vilões da humanidade são invisíveis a olho nu: são os vírus que destroem o nosso sistema imunológico e nos matam aos poucos. É o caso, por exemplo, do HIV, causador da Aids, que ainda não possui uma cura – apesar de ser possível controlar o seu avanço.
O corpo sem vida dos zumbis não teria o sistema imunológico necessário para combater a proliferação de vírus e bactérias que iriam consumir os monstros de dentro pra fora. Seria uma carnificina em níveis microscópicos.
Falta de sistema imunológico formaria o corpo ideal para propagação de vírus e bactérias

4. Ausência de metabolismo

Afinal de contas: por que os zumbis se alimentam de cérebros? Nós, humanos, ingerimos alimentos para manter nossa atividade metabólica. O que consumimos nos dá força e energia para continuarmos vivendo, através de reações dentro de nosso corpo. Já os corpos sem vidas dos zumbis não teriam a capacidade de metabolizar o que eles consomem. E sem atividade metabólica, o corpo deles não teria energia para nada.
Sem metabolismo, zumbis não conseguiriam "viver"

5. Carniça

Vários animais se alimentam de carniça, como corvos, urubus, hienas, ursos, coiotes e lobos. Caso houvesse um apocalipse e todos nós virássemos zumbis, vocês não acham que esses bichos iriam se alimentar de nossos corpos? Afinal, todo morto-vivo não passa de... carniça. Até mesmo animais domésticos como gatos e cachorros acabariam sendo obrigados a se alimentar de seus próprios donos caso o fim dos tempos realmente acontecesse.
Animais iriam se alimentar da carniça

6. Cegueira e surdez

Os olhos e os tímpanos são algumas das primeiras estruturas de nossos corpos que se desintegram depois que nós morremos. Como você acha que seria a “vida” de um zumbi sem visão e sem audição? Ele teria que se adaptar à sua nova realidade, mas, até lá, teria virado comida dos próprios bichinhos de estimação (ver o item acima).
Em pouco tempo, zumbis seriam cegos e surdos

7. Ineficácia da propagação

A maioria dos filmes e livros diz que é preciso você ser mordido por um zumbi para ser tornar um deles. Vocês não acham isso bastante ineficiente? Pegue o vírus do sarampo como exemplo. Ele é transmitido através da tosse e do espirro, além de poder ficar pairando no ar por até duas horas para encontrar seu novo hospedeiro.
A necessidade dos zumbis de morder sua presa para daí transformá-la em um outro zumbi é bem pouco produtiva no sentido de propagar esse mal. Alguns zumbis nem sequer possuem pernas e braços para conseguir prender sua presa, então como conseguiriam mordê-la? Parece pouco provável.
Propagação pela mordida é menos eficiente

8. Falta de regeneração

O que acontece se você se cortar? Seu corpo vai dar um jeitinho de “consertar” essa ferida naturalmente – e se você fizer uso de remédios e higienizar muito bem o local, a velocidade da cura será ainda mais rápida.
Mas e o zumbis? Eles não possuem nenhuma estrutura que seja capaz de regenerar seus corpos. Mesmo pequenos cortes acabariam piorando com o passar do tempo, até o momento em que o próprio osso cairia pra fora e o zumbi iria “desmoronar”.
Machucados só iriam piorar, a ponto de as estranhas serem expelidas

9. Para onde vai a comida?

Zumbis se alimentam de cérebro, certo? E, em alguns casos, também de carne humana. Como eles não digerem o que comem – já que não possuem vida no organismo – uma hora ou outras eles vão ficar entupidos de alimentos. E o que vai acontecer depois disso? Ou eles abrem um buraco na própria barriga para poderem continuar comendo mais e mais ou vão, eventualmente, explodir de tanto comer.
Alimentação excessiva faria o zumbi explodir

10. Problema dentário

Todo mundo sabe que uma boa higiene inclui escovar os dentes diariamente e passar o fio dental. Apesar de o esmalte dentário ser a substância mais resistente do corpo humano, deixar de tratá-lo vai ocasionar cáries, gengivite, retração da gengiva e, eventualmente, até a perda da arcada dentária. Como os zumbis vão se alimentar sem suas preciosas presas?
Zumbis com dentes perfeitos? Só de brincadeira


Fonte(s)
Imagens
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog