Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Por que perseguimos os ex-namorados no Facebok?

Quem nunca “stalkeou” alguém no Facebook? Você pode até dizer que não, mas é bem provável que já deu uma conferida no perfil de alguém que achou interessante. Além disso, o caso fica ainda mais sério quando o assunto é espiar o (a) ex. Um estudo realizado na University of Western Ontario descobriu que 88% dos usuários da rede social de Zuckerberg já passaram algum tempo vigiando a vida alheia na internet.
Todavia, os motivos por trás da prática são muito variados, indo desde a mera curiosidade até o schadenfreude – sentimento de sentir prazer com o infortúnio de alguém. Mas por que razão obscura continuamos com isso? O que esse hábito acarreta?
“Nós somos programados para prestar atenção nos outros indivíduos”, informa a psicóloga Pamela Rutledge, que estuda o impacto da mídia e da tecnologia em nossas vidas. “Mesmo que nos separemos, nós queremos acreditar fundamentalmente que ninguém pode nos substituir. Desejamos uma afirmação de que somos valorizados e que somos bons, portanto esperamos que a outra pessoa esteja pelo menos um pouco triste ou sofrendo”, explica.

Segundo Rutledge, a prática é mentalmente satisfatória, pois atribuímos um valor pessoal àquela pessoa mesmo que ela não esteja mais relacionada conosco. Do ponto de vista da procrastinação, essa é uma maneira de evitar que nos empenhemos em procurar outros relacionamentos.

O risco dos stalkers

Como nem todas as redes sociais possuem as mesmas regras, o stalker também corre o risco de acabar se expondo, seja por curtir uma postagem por engano ou esquecer que o LinkedIn mostra quem visualizou o perfil nos últimos dias – função que já existia no falecido Orkut.
Existem diversos programas e vírus na internet que tiram proveito da obsessão em descobrir quem está nos vigiando. Entretanto, se depender do dono do Facebook, isso não será possível. Porém, ao menos que a espionagem da página alheia se transforme em ameaças ou invasões, as chances de ser descoberto são bem poucas – e enquanto o objeto de atenção não tem nenhuma ideia, os danos psicológicos atingem apenas o stalker.

“Você não está ameaçando ninguém, só está sendo muito curioso”, diz a psicóloga. “Óbvio, que existe uma linha tênue em tudo isso. Se você está passando tempo demais seguindo alguém, é melhor reavaliar suas atividades. Em certo ponto, o costume se torna inteiramente pessoal. Ele não corresponde mais a outra pessoa de maneira alguma”, conclui.
Fonte(s)
Imagens
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog