Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Entenda o gamergate: escândalo começou com divulgação de dados de desenvolvedora por ex-namorado

Considerado o maior escândalo da história recente do videogame, caso envolve jogadores, imprensa especializada e mulheres que exigem menos machismo no mercado

A blogueira e crítica de mídia norte-americana Anita Sarkeesian, uma das primeiras a enfrentar o machismo nos jogos (Foto: Divulgação / Feminist Frequency)
O #GamerGate, iniciado no ano passado, é considerado o maior escândalo recente da história do videogame, como diz o próprio nome, uma referência ao escândalo Watergate, que derrubou o presidente americano Richard Nixon nos anos 1970.

Para entender o que é esse movimento, é preciso visualizar três grupos diferentes envolvidos: os jogadores que realmente querem debater corrupção na imprensa de videogames e o futuro da indústria, as mulheres que exigem espaço e liberdade de expressão em um universo com muito preconceito e os encrenqueiros, jogadores que não aceitam a diversidade e se dedicam a assediar essas mulheres na internet.

Tudo começou em agosto de 2014, quando o ex-namorado de uma desenvolvedora de games disse que ela teria um caso com um jornalista de videogame. Ela teve seus dados pessoais revelados na internet e é perseguida e ameaçada até hoje.

Outras mulheres começaram a ser expostas e perseguidas, ao ponto em que a imprensa internacional começou a dar atenção aos ataques, criticando os apoiadores do #GamerGate, que se ofenderam e criaram uma espécie de polícia contra os perseguidores para que o debate realmente aconteça. Ou seja, os três grupos brigam entre si em uma bagunça que não parece ter fim.

CRONOLOGIA
 
Em poucos meses, o #GamerGate cresceu e foi debatido até no The New York Times. Entenda como um comentário de um ex-namorado provocou o maior escândalo recente dos videogames.
16/08/2014
 
O programador Eron Gnoji publica um post dizendo que sua ex-namorada, a desenvolvedora de jogos Zoe Quinn, supostamente teve um caso com um jornalista de videogames. O post alcança vários fóruns da internet e é usado para criticar a corrupção na imprensa de games.
25/08/2014
 
A blogueira e crítica de mídia americana Anita Sarkeesian lança um novo vídeo no YouTube criticando o sexismo em videogames, deixando ainda mais irritados aqueles que se sentem pessoalmente atingidos por críticas a jogos por parte da imprensa.
27/08/2014
 
O ator Adam Baldwin fala sobre a polêmica para pedir maior transparência no jornalismo de videogames usando pela primeira vez a hashtag #GamerGate. No mesmo dia, Anita diz que é alvo de uma série de ameaças e que está deixando sua casa por medo de um ataque, abrindo espaço para outras mulheres relatarem assédio semelhante.
28/08/2014
 
Vários sites jornalísticos escrevem sobre o assunto anunciando a “morte do gamer” ao criticar o machismo dos apoiadores do #GamerGate.
15/10/2014
 
Anita Sarkeesian cancela uma palestra que daria na Universidade de Utah ao ficar sabendo de uma ameaça que “o ataque mais sangrento já visto numa universidade dos Estados Unidos”. O jornal The New York Times faz uma reportagem sobre isso e vários outros veículos noticiosos passam a falar do assunto com escrutínio.
16/10/2014
 
A Associação de Softwares e Entretenimento (ESA), que reúne as maiores empresas do ramo, pede o fim do assédio e das ameaças de violência.
7/11/2014
 
O CEO da Blizzard, uma das grandes desenvolvedoras de jogos, critica o comportamento agressivo dos defensores do #GamerGate.
26/02/2015
 
Brianna Wu, co-fundadora do estúdio de jogos Giant Spacekat que virou alvo de ataques após criticar o #GamerGate e falar sobre o machismo dos videogames, cancela sua participação na conferência PAX East por receio de que as ameaças de morte que recebe virem realidade.


Fonte: revistamarieclaire.


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog