Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

“Grávida sarada é sem dúvida um caso de transtorno alimentar”, diz especialista


Psicóloga que estuda casos de anorexia na gravidez analisa caso de gestantes obcecadas por padrões fitness e que exibem nas redes abdomes definidos


SARAH STAGE TIRA A ÚLTIMA SELFIE ANTES DE DAR LUZ AO PRIMEIRO FILHO (Foto: Reprodução Instagram)
A modelo Sarah Stage está a menos de uma semana do nascimento de seu primeiro filho, mas o que mais chama a atenção é a barriga definida que ela continua exibindo no nono mês de gravidez. “É sem dúvida um caso de transtorno alimentar”, garante a psicóloga Irema Barbosa Magalhães, que já acompanhou mais de cem casos de grávidas anoréxicas.

Há seis anos, a especialista estuda casos de “pregorexia” (termo em inglês para definir anorexia na gravidez) e avalia de perto essas mulheres desde o início da gestação até dois meses após o parto.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que os transtornos alimentares atinjam 3% das gestantes. “Mas alguns estudos já mostraram que, nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 10% das grávidas sofrem de algum transtorno alimentar não identificado”, comenta Irema, que estuda o tema como parte de seu doutorado na Universidade Paris V da Sorbonne.

Segundo a especialista, o tema não é novo, começou a ser estudado no final dos anos 80. Mas casos como o de grávidas saradas, que expõem a gestação no Instagram, e de famosas que continuam magras durante a gravidez, como Victoria Bekcham, contribuem para que o assunto volte à tona.

ADVERTISEMENT
GRÁVIDAS SARADAS
 
O caso da modelo norte-americana Sarah Stage alerta para possíveis consequências que o movimento de musas fitness, obcecadas em documentar suas rotinas de exercícios e alimentação no Instagram, pode provocar.

“Trata-se de um transtorno alimentar só pelo fato de ela não querer ganhar peso durante a gravidez. E o exibicionismo da barriga nas redes sociais para mostrar que não está engordando é um comportamento muito peculiar de quem sofre com isso”, diz a especialista.

“Em uma das fotos, ela chegou a dizer que a criança está pesando 2 quilos. Isso é impossível. Considerando líquido amniótico e placenta, não tem como o bebê ter esse peso dentro da barriga que ela mostra nas fotos.”

SARAH STAGE ENGRAVIDOU NA MESMA ÉPOCA QUE UMA AMIGA E MOSTRA A DIFERENÇA DAS BARRIGAS (Foto: Reprodução Instagram)
GRÁVIDA MAGRA x GRÁVIDA ANORÉXICA
 
O controle de alimentação, calorias e exercícios é o que diferencia uma grávida anoréxica daquela naturalmente magra. Um referencial mais exato pode estar no IMC (Índice de Massa Corporal).

“Quando ele está abaixo de 18,5, é sinal de desnutrição. Neste caso, a recomendação é de um ganho de peso em torno de 12,7kg a 18kg. Mas também não quer dizer que uma pessoa com um índice maior não vá ter grandes problemas de transtorno alimentar”, esclarece a psicóloga.

Ela explica, ainda, que desenvolver algum distúrbio só durante a gestação é raro. Na verdade, o histórico de anorexia ou bulimia pré-gravidez pode contribuir para o quadro durante a gestação. O que acontece, segundo Irema, é que, em alguns casos, a patologia existiu, mas nunca foi diagnosticada. E daí a futura mãe pode ser surpreendida de alguma forma.


“Essas mulheres tendem a comer exatamente aquilo que o médico sugere, nenhum grama a mais. Eu já vi paciente emagrecer, engordar só três quilos ou então engravidar pesando apenas 34kg. Essas jamais vão se adaptar nutricionalmente para a vinda do bebê. Elas vão é fazer muito exercício físico”, diz Irema.
"FAMOSAS MAGRAS NÃO INFLUENCIAM"
 
A especialista também descarta que os distúrbios possam aparecer em alguém sob influência de grávidas saradas ou famosas magras. “Isso só acontece se as seguidoras ou admiradoras tiverem tendência a apresentar algum distúrbio psicológico.”

Para Irema, a anorexia é um mal-estar muito mais profundo do que a simples questão de querer se adequar a certo padrão de beleza. “É muito mais sobre não querer ter aquele corpo de mulher, mais profundo do que querer parecer uma modelo de capa de revista.”

Na verdade, o quadro se manifesta como uma forma de controlar tudo aquilo que ela puder – corpo e alimentação -, quando não é possível dominar algum conflito interno. "É exatamente por isso que ela acontece, principalmente, na gravidez e na adolescência – dois momentos de transição significativos", diz.

SARAH STAGE EXIGE SUA BARRIGA SARADA NA PRAIA (Foto: Reprodução Instagram)
 
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA EM GRÁVIDAS
 
Coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital Nove de Julho, o médico Ricardo Nahas não vê maiores problemas em que mulheres já ativas continuem a praticar atividades físicas durante a gravidez, desde que a gestação seja normal e sem riscos.

Para ele, a prática de algum tipo de ginástica irá auxiliar a futura mãe a lidar com as mudanças corporais. "O trabalho aeróbico é importante à medida em que a gravidez avança, assim como exercícios de postura, pois existe uma mudança no centro de gravidade. A gestante, às vezes, sente dor nas costas pela necessidade de compensar a nova postura", afirma.

O que deve ser levado em conta, na opinião do médico, é a diferença entre a energia gasta com as atividades e o total ingerido por meio da alimentação, pois o bebê necessita dessa energia para se desenvolver. Daí a necessidade dos exames feitos pelo obstetra para verificar se o tamanho e peso da criança estão normais. "Conforme o bebê vai ganhando volume, exige-se mais demanda.  [A grávida] vai ter que adaptar o exercício à sua situação."
Atividades de alto impacto, no entanto, devem ser evitadas, segundo Nahas. "O que a gente tem certeza é que exercícios de luta devem ser evitados. A partir do sétimo mês, a literatura sugere que os esportes aquáticos também deixem a ser feitos. A água poderia fornecer alguma contaminação para o bebê."
Tomadas estas precauções, ele lembra que a gestação, para mulheres que levam uma vida saudável, tem a ver com adaptação, e que depois poderá retomar suas atividades aos poucos. "[A gravidez] não exige grandes mudanças e neuroses; depois de nove meses a gestante terá a rotina normal de volta."
IMPACTO SOBRE A MATERNIDADE
 
Para a psicóloga Irema Barbosa Magalhães, o sinal de alerta surge quando a gravidez não muda muito o corpo da futura mãe, que pode desenvolver um problema na construção da identidade materna. “A grávida anoréxica não se depara com uma mudança de vestuário e a barriga não cresce tanto. Além disso, elas falam pouco com o bebê, como uma maneira de praticamente negar a gravidez. Então, fica muito complicado para ela se reconhecer como mãe.”

O problema, ela diz, pode se estender à relação com o filho, uma vez que 70% das mulheres que apresenta um quadro de anorexia na gravidez desenvolve depressão pós-parto.


A maioria dessas mães, afirma, não consegue amamentar e se relaciona com os pequenos de maneira fria. A criação é deixada em segundo plano. “Eu já ouvi algumas dizerem, ‘Se estou fazendo bicicleta indoor e o bebê está chorando, eu não vou parar o meu exercício para ir até ele’.”, conta a especialista que também participa de grupos de discussões formados por mães anoréxicas e bulímicas.

A mãe anoréxica costuma ser mais rígida e transmitir pouco afeto; enquanto a bulímica cria uma confusão de limites, ora dando muito, ora oferecendo pouco aos filhos, assim como a relação que estabelecem com os alimentos.

CONSEQUÊNCIAS SOFRIDAS PELOS FILHOS
 
Como consequência, quase 100% dos bebês nascem com peso e estatura abaixo do normal, nesses casos. Por conta do risco de o bebê não conseguir crescer dentro do útero, a maioria dos partos precisam ser adiantados. “Existem casos gravíssimos de mães que não podem sair da cama, de tanto exercício que praticam. A prática intensa faz aumentar as contrações. Então, o bebê tem grandes chances de nascer prematuramente.”

E, quando crescidos, os filhos sempre percebem que as mães sofrem de algum problema alimentar, segundo Irema. Isso porque a alimentação regrada acaba sendo transferida para a rotina deles. “Elas impedem que os filhos comam fast food, controla tudo o que eles ingerem e, em alguns casos, querem comer menos do que eles. Pesá-los com frequência é outra prática constante. E se a filha é menina, esse controle tende a ser ainda mais intenso.”

Por isso, Irema alerta sobre a importância do acompanhamento médico. “Normalmente, essas musas fitness não menstruam devido ao excesso de exercícios. O endocrinologista precisa saber disso e também perguntar sobre algum histórico de transtorno alimentar assim que ela explicitar o desejo de engravidar.” Se esse quadro existiu ou ainda existe, entra em cena a importância de ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo e psiquiatra, que ajudam a fazer a gravidez evoluir da melhor maneira possível.


Fonte: Marie Claire
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog