Entre Quatro Paredes e Nada Mais LIVRO

domingo, 15 de março de 2015

Interessante! Veja como a suástica era usada antes de o nazismo arruinar seu significado

Graças aos nazistas, a suástica não só ganhou uma conotação extremamente negativa, como praticamente se transformou em tabu — em um símbolo que remete à ideia de horror, morte e destruição.
Contudo, em realidade, a suástica é um antigo símbolo místico que há milênios vem sendo usado por culturas de todo o planeta como amuleto. Curiosamente, diferentes representações desse desenho podem ser observadas em registros históricos de povos que jamais tiveram comunicação entre si — mas que o empregavam para representar coisas positivas, como a vida, sorte, o Sol, a força, o poder etc.
Assim, não é de se estranhar que antes da Segunda Guerra Mundial a suástica fosse adotada popularmente para atrair fortuna, sendo usada para enfeitar objetos, representar times, proteger edifícios, marcar moedas, divulgar marcas etc. A seguir você poderá conferir uma série de exemplos interessantes — reunidos por Mike Cahill do site Viral Nova — que mostram esse símbolo sendo empregado antes de os nazistas “arruinarem” seu significado. Veja:

1 – Pingente


Da década de 20, o pingente acima — feito de latão e medindo 4 x 4 centímetros — foi utilizado pela Coca-Cola em uma das promoções da companhia.

2 – Moda


A imagem acima, clicada nos anos 20, mostra Clara Bow, uma popular atriz norte-americana da era do cinema mudo.

3 – Halloween


A foto que você acabou de ver teria sido clicada em 1918, e mostra crianças fantasiadas para festejar o Dia das Bruxas.

4 – Windsor Swastikas


Os rapazes da foto faziam parte de um time canadense de hóquei no gelo que existiu de 1905 a 1916, e nome foi escolhido devido ao fato de a suástica ser um símbolo associado com o sucesso e à sorte.

5 – Chilocco


Outro time a adotar a suástica como símbolo foi o de basquete da Chilocco Indian Agricultural School, uma extinta instituição de ensino para povos nativos dos EUA.

6 – San Francisco Swastikas


E os jogadores de basquete da Chilocco não foram os únicos a adotar a suástica como símbolo, pois, como você pode ver acima, os rapazes do time da YMCA de San Francisco também adotaram o mesmo desenho para representá-los. A foto foi clicada em 1908.

7 – Fernie Swastikas


Mais um exemplo de time que adotou a suástica como símbolo foi o “Fernie Swastikas”, uma equipe feminina de hóquei da Columbia Britânica, no Canadá.

8 – Lavanderia


A pequena van acima pertencia a uma lavanderia de Dublin, na Irlanda, fundada em 1912. Batizado de “Swastika Laundry”, o fundador adotou esse nome para o seu negócio devido às conotações positivas do símbolo.

9 – Decoração


Embora a imagem mostre uma mulher escondendo uma garrafa suspeita na bota, repare nos padrões do piso. A foto foi clicada durante a “Lei Seca” nos EUA, período que durou de 1920 a 1933, e se caracterizou pela proibição da fabricação e consumo de bebidas alcoólicas no país.

10 – Cartão Postal


O cartão postal acima, que traz o símbolo da suástica e uma breve explicação de seu significado, foi enviado de Rochester, em Nova York, a Fair Haven, em Connecticut, em meados de 1910.



Fonte(s)
Imagens