Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

O talento do britânico Eddie Redmayne em "A teoria de tudo"

ELOQUENTE O ator Eddie Redmayne como Stephen Hawking. Ele tentou ler os textos teóricos do cientista e não entendeu nada (Foto: AFP)


'A teoria de tudo' apresenta ao mundo o talento assombroso do britânico Eddie Redmayne, que interpreta à perfeição o físico Stephen Hawking

 

Ao assistir a Ray, a cinebiografia do mestre do jazz Ray Charles, é difícil acreditar que o ator
Jamie Foxx não é cego de verdade. Ao ver Daniel Day-Lewis contorcer-se como o pintor quase paralisado Christy Brown, em Meu pé esquerdo, é impossível não se impressionar com sua transformação física. Ele parece tomado pelas limitações físicas de seu personagem. Premiadas com o Oscar, essas duas atuações se destacam por ser mais que verossímeis. Constituem verdadeiras transfigurações, obtidas à custa de imenso esforço físico e psicológico. Por trás delas, há atores neuroticamente obcecados com a construção perfeita de seus personagens. Não raro, bordejam os limites da sanidade. Atuam na fronteira perigosa entre a glória e o escárnio, entre a transformação e a caricatura, amparados apenas por talento e ousadia. Nas escassas ocasiões em que essa busca pela atuação furiosamente impecável dá certo, eles se consagram – e nos impõem uma lembrança inextinguível de quem interpretaram.

Será, portanto, impossível esquecer a atuação do britânico Eddie Redmayne como o físico
Stephen Hawking em A teoria de tudo, que estreou na quinta-feira, dia 29. Dirigido por James Marsh, o filme mostra a história de amor entre  Hawking e sua primeira mulher, Jane. O roteiro é baseado no livro escrito pela própria Jane, Traveling to infinity: my life with Stephen – lançado no Brasil com o mesmo nome do filme, pela editora Única –, e se concentra na evolução da doença degenerativa de Hawking. Essa escolha abriu espaço para uma atuação assombrosa de Redmayne – indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Com o cabelo caindo na testa, um par de óculos de armação grossa e ternos que parecem grandes demais para ele, Redmayne, de 33 anos, poderia estar apenas fantasiado de Hawking. Sob o comando de um ator dedicado e talentoso como Redmayne, porém, a indumentária verga-se, obediente, a seu propósito – e, com ela, o espectador.     Redmayne sugere de forma mais que convincente a progressão da enfermidade, conhecida como esclerose lateral amiotrófica (ELA). É a mesma divulgada pelos desafios do balde de gelo no ano passado. Desde a primeira cena do filme, em que Hawking e um amigo competem numa corrida de bicicleta pelas ruas de Oxford, é possível perceber sinais sutis de seus problemas motores. Com uma tremedeira aqui e um tropeço ali, o público vê Hawking avançar em direção à bengala, às muletas e, enfim, à cadeira de rodas. “Redmayne é tão bom nesse sofrimento que você esquece que ele está atuando”, escreveu  Tim Robey, crítico do jornal britânico Telegraph.
 
 
 
 
Fonte: Revista Época
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog