Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Especialista afirma:“Atitude é condenável”

Especialista em incesto comenta caso de pai que vai se casar com a filha de 18 anos nos EUA: “Atitude é condenável”

Cláudio Cohen, psiquiatra, psicanalista e coordenador do CEARAS (Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual) explica por que o incesto é um assunto tabu e diz que o pai se aproveitou de uma posição de superioridade para levar o relacionamento adiante

 

"AS PESSOAS PRECISAM PESQUISAR MAIS SOBRE INCESTO E GSA", DIZ GAROTA QUE SE PREPRARA PARA CASAR COM O PRÓPRIO PAI (Foto: Thinkstock)

"AS PESSOAS PRECISAM PESQUISAR MAIS SOBRE INCESTO E GSA", DIZ GAROTA QUE SE PREPRARA PARA CASAR COM O PRÓPRIO PAI (Foto: Thinkstock)


Nos últimos dias, o depoimento dado por uma menina de 18 anos sobre a relação incestuosa que ela mantém há dois anos com o pai biológico gerou uma série de discussões nas redes sociais. Em entrevista à Marie Claire, Cláudio Cohen, psiquiatra, psicanalista e coordenador do CEARAS (Centro de Estudos e Atendimento Relativos ao Abuso Sexual), reforça o que parece ser consenso: trata-se de uma relação socialmente condenável. Nos últimos 15 anos, o especialista já tratou de mais de 300 casos de estupros agravados pelo incesto por meio do instituto, que fica em São Paulo.

O incesto provoca uma desestruturação familiar e faz com que haja uma perda da função assimétrica necessária para uma relação entre pais e filhos. Daí ele se transforma em um assunto tabu”, explica.

saiba mais

Em seu relato perturbador, a jovem americana narrou o reencontro com o pai biológico, após 12 anos afastada dele por imposição da mãe, que sofria de bipolaridade e outras doenças metais. Uma semana depois desse encontro, a menina se mudou temporariamente para a casa do progenitor. Ela tinha 17 anos e ele, 36.

Com a convivência, eles descobriram gostos em comum até que se viram dividindo a mesma cama. Foi com ele que ela experimentou sua primeira relação sexual. “Há uma razão para eu ter perdido a virgindade com ele - eu nunca me senti confortável com outro homem. Foi incrivelmente sensual. Nós dois tivemos orgasmos”, conta. Agora, quase dois anos depois, eles planejam se casar e ter filhos, e contam com o apoio da família dele. A garota admitiu ainda que, às vezes, o procura como pai.

Cohen defende a ideia de que a menina sofreu pressão psicológica. “Até os 18 anos, considera-se que a pessoa não tem autonomia nem é capaz de fazer tudo o que deseja. Portanto, os pais precisam protegê-la e reprimi-la”, diz. “Nesse sentido, acredito que esse pai se aproveitou de uma função superior que tem. E isso é condenável.

E sobre o fato de a menina dizer que, às vezes, recorre ao pai como filha e não como namorada, Cohen é incisivo: “Uma vez que o pai deixa de ser pai para ter uma relação sexual, ele nunca mais vai recuperar o papel de progenitor. Não é possível exercer as duas funções simultaneamente.

saiba mais

A desestruturação familiar e perversão das funções familiares são as consequências mais penosas do incesto, segundo ele. “O pai vira companheiro, a mãe se torna a esposa traída, e a filha encara a mãe como uma ameaça.”

O especialista também não identifica a ocorrência da Atração Sexual Genética (GSA, na sigla em inglês) usada como justificativa. “Me parece pouco lógica essa denominação, pois os casos que eles usam para justificar a sigla se restringem a relações entre filha e pai, jamais entre filho e mãe ou filho e pai. Isso só reforça o fato de a sociedade, em geral, recriminar muito mais o acesso ao corpo dos filhos pelo pai do que pela mãe.”

Não à toa, antropólogos como Levi-Strauss já defendiam, há décadas, a proibição do incesto como condição indispensável para o ser humano ser capaz de viver em sociedade.

Apesar disso, em alguns países, como o Brasil, o incesto não é considerado crime. “De acordo com o nosso código penal, ele é apenas um agravante do crime de estupro”, explica Cohen. Isso significa que o casal poderia viver tranquilamente por aqui, já que a filha é maior de idade e, portanto, teria uma relação consentida.

Entretanto, eles enfrentariam a inviabilidade de um casamento, visto que o código civil brasileiro limita a união entre parentes próximos até terceiro grau.

“Sinceramente, o código que mais me agrada é o da Suécia, que considera o incesto um crime conta a família, não contra a pessoa específica”, conta o especialista.

Ainda segundo ele, a proibição do incesto é defendida tanto por biólogos, quanto por sociólogos e psicanalistas. As teorias biológicas concebem o cruzamento endogâmico (entre parentes) como responsável por causar problemas genéticos aos descendentes consanguíneos. Os sociólogos dizem que a exogamia (casamento entre pessoas de famílias distintas) aumenta a estrutura social da família e nos possibilita viver em um sistema mais cooperativo e democrático. Fazem coro a eles os psicanalistas, que colocam a proibição do incesto como um estruturador mental, que ajuda o indivíduo a viver com base nos valores da sociedade.

“Em resumo, todas as opiniões convergem a favor da proibição para que as pessoas possam ser humanizadas”, finaliza Cohen.



Fonte>Revista Marie Claire
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog