Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Histórias de Paranapiacaba


Histórias de Paranapiacaba


Paranapiacaba é uma vila Inglesa construída no topo da Serra do Mar. São diversas as lendas e histórias que circulam por lá.

Paranapiacaba é uma vila Inglesa construída no topo da Serra do Mar, perto de Cubatão, pela antiga empresa São Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. As primeiras casas rústicas foram construídas por volta de 1867 até a década de 30. Nos anos 40 a vila e a ferrovia foram incorporadas à malha ferroviária do estado, a antiga FEPASA.  A partir desta época começou um processo de degradação nas casas. Hoje a vila ganhou algumas restaurações nas casas, desde que o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, adquiriu a vila da MRS, operadora logística que detém as ferrovias no sistema sudeste.

Muitos ingleses que habitavam lá voltaram ao seu país de origem, as famílias levaram inclusive os restos mortais que estavam no cemitério.

São diversas as lendas e histórias que circulam por lá. Eu frequento a vila há quase 5 anos,  pois faço trilha na região. Lá cheguei a ouvir as seguintes histórias:

FANTASMAS e ASSASSINATO NA CACHOEIRA DO POÇO DAS MOÇAS.

Esta era a Cachoeira mais frequentada da região há 15 anos quando não havia controle de entrada na vila.

O motivo do fechamento se deve a alta quantidade de roubos que ocorriam aos turistas sendo um destes um assassinato. Um turista contratou dois guias da prefeitura para levar a este local e acabou o matando para roubar seus pertences, após investigação descobriram os autores e eles confessaram o crime e mostraram onde haviam enterrado o corpo. Na época que comecei a fazer trilha os jornais da região estavam acompanhando o julgamento da dupla, que merecidamente foi condenada.

A cachoeira leva este nome, pois reza a lenda que três moças haveriam morrido afogadas lá. Há uns 10 anos uma das pessoas que me ensinou a fazer trilha me contou que acampou lá e durante a noite ouviu barulhos estranhos, como se alguém cortasse uma árvore com um machado.

Eis uma foto do local.

OBS: Há um cara nadando na cachoeira, não é um fantasma.
O Morador do Castelinho

A residência mais imponente e mais luxuosa da vila de Paranapiacaba é o castelinho, que foi construída para ser a moradia do Engenheiro Chefe da ferrovia e de um ponto onde podia-se avistar todo o pátio e a vila, tendo o controle do trafego do local.

Esta residência foi habitada durante um período por apenas uma única família de um Engenheiro, pouco se sabe sobre os antigos moradores. Ele habitava o castelinho com sua esposa, filhos e genro.

Durante muito tempo a construção esteve abandonada e foi reformada em 2002, algumas pessoas afirmam que a residência é habitada pelo fantasma do engenheiro chefe e sua esposa, pois há relatos já foi visto o fantasma e ele se parece com o quadro do engenheiro que está pendurado na sala.

Eu visitei o local de dia e apenas uma vez, mas não vi nada de sobrenatural, apenas digo que é o local mais bonito de se visitar na vila. Eis o local, hoje restaurado.

Castelinho
O Vigia

Na década de 50 ou 60, não me lembro, existia um guarda da ferrovia responsável pela ronda noturna que se comunicava com os moradores para saber se tudo estava bem em suas residências; Ele batia três vezes nas portas do fundo das casas e o morador deveria fazer o mesmo para dizer que estava tudo bem.

Em uma noite ele foi assassinado, não se sabe o motivo. Mesmo após sua morte, alguns moradores afirmam que em algumas noites ouvem os três toques e que eles ainda respondem para que o espírito não entre em suas casas.
Outras Histórias

A BAILARINA: Algumas pessoas dizem que há outras histórias como a de uma bailarina do Clube União Lyra Serrano que sapateia a noite no palco. Eu estive até nas fundações no clube e não pude ver nada também, mas é outro local espetacular para se visitar.

AS CASAS: Não é de hoje que ouço algumas histórias de que algumas são assombradas por fantasmas de ex-moradores que viveram uma vida inteira lá. Na casa de um amigo que hoje não mora mais lá, ele afirmava que a casa era habitada por o espírito de um oficial de segurança da vila, ele teve de rezar muito para que o espírito fosse embora.

Algumas cidades, vilas e vilarejos possuem histórias de misticismo e episódios sobrenaturais; e com Paranapiacaba não foi diferente.
A cidade possui uma famosa cachoeira, a “Cachoeira do Poço das Mocas”. Esse nome foi dado não por acaso. Conforme relatos de populares, três moças morreram afogadas lá há mais ou menos uns 10 anos, e de lá pra cá, durante a noite os moradores ouvem barulhos estranhos semelhantes ao de alguém cortando árvores com um machado.
Há também um mito em torno do Museu do Castelo ou “Castelinho”, aonde algumas pessoas afirmam que a residência é assombrada pelo fantasma do então Engenheiro Chefe sua esposa (que foram os primeiros moradores do Castelinho).
Moradores atuais de Paranapiacaba dizem que suas casas são mal assombradas pelos antigos moradores, como por exemplo, a casa era habitada pelo espírito de um oficial de segurança da vila.
O mito da bailarina do Clube União Lyra Serrano, é o mais assustador de todos, dizem que ela sapateia toda noite lá no palco.

Fonte:http://www.sobrenatural.org/
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog