Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

CONTOS DA LITERATURA ÁRABE







CONTOS DA LITERATURA ÁRABE

Alguns contos de uma cultura tão rica


1




Três viajantes encontraram, certa vez, um tesouro.

Depois, sentiram fome, e um dos três foi comprar-lhes comida. No caminho, pensou: "por que não colocar veneno na comida ? Comerão e morrerão, e ficarei com todo o tesouro".

Entretanto, seus companheiros decidiram também matá-lo e dividir entre si sua parte.

Quando voltou, assassinaram-no, e comeram a comida envenenada e morreram.

Al-Ghazzali



2



Há duas invejas: a boa e a condenável. A boa consiste em, quando encontrares alguém superior a ti, desejares ser como ele; a condenável consiste em desejar a sua queda.

As-Saalibi



3



Um homem da tribo dos Ansares chegou a Maomé e disse-lhe:

- Sou filho de uma família pobre, que sofre fome. Procurei-o para pedir socorro.

Maomé deu-lhe dois dirhams e disse-lhe:

- Com um, compra víveres para tua gente; e com o outro, um machado para cortar lenha.



4



Não abras uma porta que não sejas capaz de tornar a fechar; nem feches uma porta que não sejas capaz de reabrir. Não lances uma flecha, se não és bastante forte para responder àquela que te arremessarão em resposta à tua.



5



No círculo dos joalheiros de Bassóra, ouviu-se um árabe contar esta história:

"Uma vez, perdi-me no deserto, sem provisões. Estava prestes a morrer quando subitamente vi de longe um saco. Nunca esquecerei a alegria que senti ao pensar que o saco continha grãos de trigo fritos, e, depois, a minha amargura e desespero quando descobri que só continha pérolas!".



6



Um cervo adoeceu. Seus amigos foram visitá-lo e comeram todo o capim que crescia em volta de sua morada. E o cervo morreu de fome.

Lukman



7



Perguntaram a um sábio qual é a coisa mais difícil do mundo. Respondeu: Aconselhar-se a si próprio.

Retrucaram: E qual a mais fácil ?

Respondeu: Aconselhar os outros.



8



Disseram às vacas leiteiras presentes ao Conselho do Rei: "Quando morrerdes, sereis envolvidas em mortalhas de seda!" Responderam: "Nosso único desejo é sair daqui, revestidas com nossas peles".



9



O cantor Ibrahim cantou certa vez para o califa Ar-Rachid. Disse-lhe o califa: "Foste excelente. Que Deus te pague!"

Respondeu o cantor: "Quando Deus me paga, ó califa de Deus, é por teu intermédio." Foi gratificado com 100.000 dirhams.



10



Perguntaram um dia a Zayn Ed-Din Al-Attabi:

- Por que não vais visitar o sultão ? Com teus extensos conhecimentos e tua excelente educação, farias uma carreira brilhante na administração.

Ele respondeu:

- Eu o vi dar dez mil dinares a um indivíduo, por uma bagatela; e arremessar outro do alto das muralhas, por uma bagatela. Não sei qual desses dois homens eu poderia ser.



11



"Antigamente, os homens realizavam e não falavam. Depois, passaram a falar e realizar. Hoje, falam, mas não realizam."

Omar Ibn Al-Hares



12



"Ninguém exerce uma ascendência tão grande sobre mim, dizia Ibn Kharidja, do que aquele que escuta minhas palavras com uma atenção ininterrupta."



13



"Vive como quiseres: és mortal. Ama o que quiseres: um dia terás que abandoná-lo. Faze o que quizeres: receberás o equivalente àquilo que terás feito."

Al-Ghazzali



14



Alexandre (o Grande) mandou um dia crucificar um ladrão. Suplicou o criminoso: "Majestade, eu roubei, mas sem gosto e sem que o meu coração o desejasse."

Retrucou Alexandre: "Não te preocupes; pois vais ser crucificado também sem gosto e sem que o teu coração o deseje."

Al-Ibchihi



15



Al-Mamun tinha médicos de diversas raças e religiões. Uma vez perguntou a um deles qual o melhor meio de se conservar em boa saúde, e o médico respondeu: "Sentar-se para comer com apetite e levantar-se da mesa com apetite."



16



"Estranhos mesmo os habitantes deste mundo! Foram avisados de se prepararem para deixar suas moradas para uma viagem iminente. Continuam, contudo, a gastar seu tempo em divertimentos fúteis, como se o aviso não se dirigisse a eles e como se os interesses em jogo não fossem os seus".

Magida, a Beduína VIII S.



17



Ouvi um homem dizer:

- Se gozasse da saúde do corpo e da lucidez da mente, poderia realizar grandes obras e conquistar grandes vitórias.

Fiquei a meditar nessas palavras, e pareceu-me que resultavam duma lógica invertida, e que seu autor deveria, antes, ter dito:

- Se eu estivesse trabalhando numa obra em que acreditasse, e se procurasse conquistar grandes vitórias, gozaria da saúde do corpo e da lucidez da mente.

Mahmud Taimur



18



"A morte pode esquecer-te hoje, mas não te esquecerá sempre. Para o Altíssimo, não existem nem planícies, nem montanhas. Tudo é nivelado, e nenhum homem é pequeno e nenhum é importante. E nunca se viu rei, império, ou profeta desafiar a lei da morte e sobreviver indefinidamente."

As Mil e Uma Noites



19



A ovelha viu o açougueiro amolar a faca e disse-lhe: "Cuidado, meu mestre, para não ferir teu dedo".



20



Duas águias brigavam por uma carcaça que acabou levada pela raposa.



21



Um menino queria testar um velho sábio, e falou para um amigo: "vou provar para todo mundo que ele não é sabio".

Pegou um passarinho nas mãos, e falou para um amigo: "Vou pôr o passarinho atrás e perguntar para ele se o passarinho está vivo ou se está morto: se ele falar que está morto eu mostro o passarinho vivo; se ele falar que está vivo, eu esmago o passarinho, e ele vai errar de qualquer jeito."

Chegou perto do sábio e perguntou:

"Sr. Sábio, o passarinho que eu tenho aqui atrás está morto ou está vivo ?"

E o sábio respondeu:

"A resposta.... está em suas mãos!"



22



"Conheço um caminho mais curto do que os outros rumo ao Paraíso: Não peças nada a ninguém; não tomes nada de ninguém; não guardes nada que possa ser dado."

Saria Al-Saqati



23



Perguntei-me um dia ao meu Deus: "Onde estás?" Respondeu-me: "Onde estás tu?".












Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog