Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Nome pra que?


 »  »  »  » Coluna GATICES E OUTROS BICHOS - Como surge um nome?

Morgana e suas gatinhamas...

Por Shirley Couto.

Ultimamente, fico divagando acerca dos nomes. Sim, dos nomes!  Nomes de animais, claro! Como cada nome é criado? De onde vem a ideia de dar nomes tão estranhos e escabrosos aos felinos e aos caninos? Cito apenas os dois, pois são os animais mais encontrados junto aos 'humanos' e que recebem nomes.

Minha 'dona', graças  à santa protetora dos gatos humildes, sempre se preocupou com esse detalhe. Para ela, seus 'filhinhos' teriam que ter nomes literários. O meu, por exemplo, vem de uma bruxa encontrada numa história que ela lera algum tempo atrás; Allan Poe, meu falecido irmão, teve seu nome tirado do famosíssimo escritor norte-americano Edgar Allan Poe; meu irmão do meio, Byron, recebeu o nome de Lord Byron, famoso na literatura Inglesa, por fim, tem minha maninha Capitu. Nem preciso falar de onde saiu esse nome, preciso, caro leitor? Claro que não!

Em compensação, tenho amigos que odeiam seus horripilantes nomes, que os acompanharão (digo: perseguirão) por toda a vida. Há também, felinos e caninos que têm nomes engraçados. Lembro-me de que minha dona chegou um dia em casa, toda sorridente e disse a meu 'dono':

- Amor, você nem imagina o nome do cãozinho de minha amiga Eliane...

Meu dono, nem tanto entusiasmado (mas não podia contrariar a esposa senão vocês sabem...) respondeu, todo delicado:

- Qual, amor? Qual é o belo nome do cãozinho de sua amiga querida?

- Minha 'dona', sem perceber o cinismo estampado por trás das palavras de meu 'dono', respondeu:

- Tobby Robeto! Com 'Y'! Não é chique?

Meu dono suspirou, contou até 100 (pois 10 era pouco) e, olhando bem nos fundos dos olhos dela disse:

- Tobby Roberto? Com 'Y'? 

Ela, mais uma vez, respondeu animadamente:

- Sim, com 'Y', não é chique?

E o marido, já sem paciência nenhuma respondeu:

- Se você acha esse nome tão lindo, por que passou tanto tempo para escolher os nomes de nossos bichanos? Por que não achou um simples nome que tivesse 'Y'?

Minha 'dona', sem nada entender, foi para o quarto, pegou sua toalha e foi tomar seu banho de espumas. No banheiro, com touca nos cabelos e toda ensaboada pensou:


- Homens, aff, não entendem nada de animais!!!!


Formada em Letras pela Unicamp, com pós-graduação em Língua Portuguesa, Shirley Couto é professora de Português do colégio Sérgio Buarque de Holanda, na Zona Sul de São Paulo. Realiza trabalho de leitura e redação com alunos das séries finais do Ensino Fundamental e escreve a coluna Gatices e outros bichos para o blog da Editora Nova Alexandria toda sexta-feira.



Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog