Olhe bem para este desenho: o que você vê primeiro?
Você viu um pato, um coelho ou os dois animais?
Os psicólogos acreditam que a resposta pode nos dizer muito sobre como a nossa mente funciona. Não se resume à qual animal vemos primeiro, mas à facilidade com que somos capazes de alternar entre eles.  
Segundo estudos, as pessoas mais criativas são capazes de identificar de forma mais rápida os dois animais na ilustração. Para comprovar essa teoria, os participantes foram convidados a analisar objetos comuns e pensar em usos diferentes para eles em apenas 2 minutos. Por exemplo, se você visse uma cadeira, no que pensaria? No ato de sentar, certamente. Também poderia considerar que é possível ficar de pé sobre o móvel. Mas poucos pensariam que é possível queimá-la para se aquecer ou mesmo usá-la como uma arma.
Durante a pesquisa, os participantes também revelaram o grau de dificuldade em alternar entre o coelho e o pato na ilustração, comprovando que os mais criativos tinham menor dificuldade em identificar os animais.
A ilusão de ótica, chamada de “Kaninchen und Ente”, em alemão, tem mais de 100 anos e apareceu pela primeira vez em uma revista do país em 1892. Porém, só ganhou mais popularidade em 1899, quando o psicólogo Joseph Jastrow a usou para ilustrar sua teoria de que as pessoas “enxergam” com a mente tanto quanto com os olhos.