Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

As diferentes formas de ter uma experiência de quase morte

Você bateu as botas. E aí? Como será que é o lado de lá? Aliás, será que existe o “lado de lá”? Essa é uma pergunta que todo mundo vai fazer uma hora ou outra na vida e que a ciência não consegue explicar. Cada religião tem sua própria maneira de encarar a morte e o que vem “depois” dela.
Apesar de ser apenas algo que descobriremos no fim de nossas vidas, muitas pessoas tiveram “um gostinho” de como será essa transição através de experiências inexplicáveis – que incluem morrer, dar um passeio pelo outro lado e voltar. Essa “experiência de quase morte” (EQM) é relatada em diversas culturas e ainda requer uma explicação plausível por parte dos médicos.

As diferentes formas de EQM

Muitas dessas EQMs relatam um “túnel com uma luz branca no final” e o “encontro com um parente querido já falecido”. Apesar de essa ser uma descrição bastante resumida, muita gente imagina que após morrermos, é por isso mesmo que vamos passar. Porém, cientistas ingleses garantem que há sete maneiras diferentes de experimentar uma EQM.
Estar em uma sala de operação e ter a sensação de “flutuar próximo ao teto”; porém, ao olhar para baixo, uma equipe médica trabalha em seu corpo inerte. Essa descrição é bastante comum entre pacientes que relatam EQMs em cirurgias. Essas pessoas contam sentir uma sensação extremamente agradável de tranquilidade e paz.
Muitas pessoas relatam a sensação de que a "alma" está saindo do corpo
Essa experiência de plenitude se subdivide em duas novas categorias: algumas pessoas, logo após se verem “mortas” na cama do hospital, se encontram com parentes também falecidos, que a tranquilizam e dão conselhos. Porém, uma porcentagem dos pacientes que passaram por uma EQM relata o encontro com a natureza e com animais, como tigres e leões.
Mas nem tudo é paz e calmaria do lado de lá: alguns contam ter sentido muito “medo” e “perseguição”. Essas duas categorias incluem relatos assustadores. Em um deles, a pessoa disse ter sido arrastada para debaixo da água por uma força sombria, enquanto outra conta que viu cenas dantescas de pessoas sendo enterradas em pé, com a presença de muito fogo.
Por último, existe a experiência que os especialistas chamam de “déjà vu”, que não é boa e nem ruim – é neutra. Ela relata a sensação de ter vivido as mesmas situações mais de uma vez. Apesar disso, ela não deve ser confundida com a outra experiência de mesmo nome que não necessita da sua morte para ser sentida.
O líder da experiência, Dr. Sam Parnia, ressalta que algumas drogas usadas em hospitais podem causar certo tipo de pensamento e sensação de ter experimentado uma EQM. Entretanto, só poderemos ter certeza do que ocorre ao morrermos – quando, de fato, chegar a nossa hora.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog