Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Conheça Clemente V, o Papa que extinguiu a Ordem dos Cavaleiros Templários

Bem, ao ler o título acima, é praticamente impossível não criar uma imagem supernegativa de Clemente V, o Papa “responsável” pela extinção da Ordem dos Cavaleiros Templários. No entanto, apesar de ser fácil imaginá-lo como um tirano sanguinário e maluco, a verdade é que esse pontífice não passou de um fantoche manipulável nas mãos de um rei ganancioso.
Clemente V — ou Raymond Bertrand de Got, como era o seu nome de batismo — nasceu em Villandraut, na França, em 1264, e sua trajetória está intimamente ligada à do Rei Filipe IV da França, também conhecido como “Filipe, o Belo”. Portanto, que tal começar com a história do bonito para você entender como é que esses dois acabaram se envolvendo?

O Belo

Filipe, o Belo (belo?)
Filipe passou as primeiras décadas de seu reinado gastando todo o dinheiro que podia para embelezar a corte e em guerras contra os ingleses. No início do século 14, a grana começou a ficar curta, e o rei adotou várias medidas para tentar restabelecer os cofres da coroa, como desvalorizar a moeda, expulsar os judeus da França e se apossar de suas economias, e confiscar os bens de banqueiros italianos e abades ricos — medida que deu início a uma bela briga com o Papa da época, Bonifácio VIII.
Mas, como nada disso estava trazendo os resultados esperados, Filipe teve a brilhante ideia cobrar impostos sobre metade do rendimento anual do clero — e imagine como o pessoal de Roma recebeu essa notícia! Pois, como esperado, isso gerou uma baita confusão, e os cardeais inclusive chegaram a tramar a derrubada do monarca francês. Além disso, alianças perigosas começaram a se formar entre a Igreja e os vários grupos rivais ao Rei na França.

No entanto, o bonito também era esperto e, além de comandar uma tentativa de depor o Papa, ele começou a buscar um substituto que fosse facilmente manipulável — e é aqui que Clemente V entra em cena. Raymond pertencia a uma família nobre e o que ele gostava mesmo de fazer era produzir vinho e apreciar obras de arte. Mas, como era de costume entre os abastados da época, ele adquiriu um bispado e entrou para a Igreja para se ocupar.
Depois de um tempo, o próprio Papa Bonifácio VIII “promoveu” Raymond ao posto de cardeal — provavelmente com o objetivo de ganhar um aliado e dar uma freada na crescente influência dos cardeais franceses —, e isso não foi uma boa ideia. Bonifácio morreu em 1303, e Filipe, que desejava se livrar do poder da Igreja, começou a se intrometer no conclave e tentar a influenciar a escolha do novo pontífice.

Tramoias


Em um primeiro momento, os cardeais resistiram à pressão e elegeram Bento XI como Papa. Contudo, o pontífice foi envenenado alguns meses após assumir o posto, criando o maior clima em Roma. Para piorar, Filipe aproveitou o momento de instabilidade para forçar uma ruptura entre os cardeais italianos e franceses, resultando na interrupção dos trâmites para uma nova eleição papal por quase um ano.
E quando o conclave finalmente aconteceu, Raymond — a “marionete” de Filipe — foi o escolhido graças às tramoias do rei. O novo Papa escolheu o nome Clemente V, e começou bem o pontifício, se recusando a ir até Roma para ser coroado e insistindo que a cerimônia fosse realizada na França. Depois, ele ainda transferiu a corte papal para Avignon e, depois que assumiu o posto, a coisa só piorou...
Palácio Papal de Avignon, na França
Uma de suas primeiras medidas como Papa foi nomear nove novos cardeais — todos amiguinhos do rei — para que a facção francesa se tornasse bem mais numerosa do que a italiana. Depois, o monarca fez que Clemente V revisasse a Clericis Laicos, uma bula criada por Bonifácio VIII que proibia qualquer governante laico de cobrar impostos do clero, livrando Filipe do veto.
Além disso, Filipe levou Clemente a anular outra bula criada por Bonifácio, a Unam Sanctam, que definia a autoridade suprema da Igreja. E não satisfeito com todas essas concessões, Filipe ainda forçou o Papa a declarar que Bonifácio VIII havia sido um herege e usurpador. A Igreja evidentemente reagiu, e uma revolta teve início em Veneza, obrigando o rei francês a se endividar ainda mais para conter os ânimos.

Ganância


Como mencionamos anteriormente, Filipe IV era bem criativo na hora de arrecadar dinheiro. Pois, desta vez, ele voltou sua atenção para a Ordem de Malta (ou Cavaleiros Hospitalários) e a Ordem dos Templários que, como você sabe, foram fundadas durante as Cruzadas para defender os cristãos na Terra Santa.
Acontece que depois que os muçulmanos conquistaram a Palestina, as duas organizações — que haviam se tornado extremamente ricas graças às doações que receberam ao longo dos anos e ao comércio de relíquias — acabaram retornando para a Europa. Filipe, por sua vez, viu nelas uma mina de ouro, e usou Clemente para conseguir o que queria.

Assim, graças às falcatruas do rei, Clemente V intimou os líderes das duas ordens para responder a uma lista de acusações, que incluíam ofensas como blasfêmia, a prática do paganismo, cuspir na cruz, negar Cristo etc. Jacques de Molay, o grão-mestre Templário foi o primeiro a se apresentar, seguido de Foulques de Villaret, grão-mestre Hospitalário.

Traição


Villaret foi mais esperto, e logo se ligou que o Papa estava, na verdade, tentando arrancar dinheiro dele com as acusações. Então, ele desembolsou uma fortuna como propina e ainda acusou de Moley de comandar uma ordem satânica. O grão-mestre dos Templários, por outro lado, em vez de ceder também e se vender, optou por manter a integridade e se declarou inocente.
A relutância do grão-mestre dos Templários acabou dando origem a uma verdadeira guerra contra a ordem. No fim, a organização foi extinta, quase todos os membros foram capturados e muitos foram queimados na fogueira como hereges, incluindo o coitado do de Molay.

Filipe IV — que deveria ter ficado conhecido como “o Picareta” em vez de “o Belo” — conseguiu o dinheiro que queria, e Clemente V, o “pau-mandado”, conseguiu desestabilizar o poder da Igreja, e abrir precedente para que muitos outros reis europeus conquistassem a independência da suprema autoridade papal.

Além disso, as ações de Clemente V — arquitetadas por Filipe IV —, deram origem a uma sucessão de seis padres franceses como chefes supremos da Igreja. O rei da França morreu cerca de um ano depois da execução de de Moley, assim com o Papa, que faleceu enquanto dormia tranquilamente em seu palácio de Avignon.

Mas não se preocupe, pois o grão-mestre templário lançou uma maldição sinistra contra os dois antes de ir para a fogueira, e Dante Alighieri fez questão de colocar o Papa Clemente V em um dos círculos do inferno que ele descreve em sua Divina Comédia.
Fonte(s)
Imagens
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog