IKANATON no Amazon!Confira!

domingo, 14 de junho de 2015

Presas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de Tiranossauro

Presas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de Tiranossauro
Mesmo que os Tyranossaurus rex tenham sido extintos há cerca de 65 milhões de anos, quatros especialistas internacionais não se deixaram impedir e resolveram unir seus conhecimentos para trazer a público uma autópsia dos enorme predador, com direito a entranhas e muito sangue. Parte da produção de um novo documentário do National Geographic chamado “T. rex Autopsy”, o procedimento usou um cadáver de mentirinha feito da forma mais realista possível.

Com base nos conhecimentos vindos da análise de fósseis e outras fontes de informação antiga, os estudiosos criaram um “cadáver” de Tiranossauro com uma grande quantidade de detalhes precisos. A “cobaia” tem características que incluem 50 dentes serrilhados, protopenas semelhantes a cerdas e até mesmo “almofadas” de absorção de choque nos pés.

Olhando por dentro

Para criar a “cobaia”, foi necessário empregar conceitos avançados usados por especialistas em efeitos especiais de Hollywood. Conversando com a Live Science, o diretor e curador do Museu de História Natural Morrison, Matthew Mossbrucker, explicou o processo de criação do Tiranossauro que seria dissecado pela equipe do documentário.
“O time da Crawley Creatures – os magos dos efeitos visuais que construíram o modelo dissecável – se basearam nas pesquisas mais recentes e em fósseis reais. Ele foi construído usando 113 peças de fibra de vidro, madeira, aço, látex, silicone, espuma e galões de sangue cenográfico. O dinossauro levou mais de 10 mil horas de trabalho combinado de artistas e cinco meses e meio para ficar pronto. E mais de 30 horas para sem completamente cortado”, disse.
Embora admita que sempre há espaço para melhorar, Mossbrucker afirma que os seres humanos já conhecem os T. rex consideravelmente bem graças aos fósseis, que não só revelam a forma dos animais, mas o que comiam e como se moviam, entre outras coisas. Além disso, ele afirma que é possível usar a anatomia comparativa de animais modernos para entender as partes do corpo do réptil gigante que ainda não temos como entender completamente.

Precisa disso?

Questionado sobre os motivos da equipe para dissecar um modelo de Tiranossauro em tamanho real, Mossbrucker começa sua resposta com um simples “por que não?”. “Temos uma mistura de ‘Jogos Mortais’ com ‘Jurassic Park’ e uma dose de ‘Sharknado’, mas também há ciência verdadeira por trás do programa. Por meio do ‘T. rex Autopsy’, nós transmitimos as pesquisas e descobertas mais atuais sobre o dinossauro para os espectadores”, explica.

Além disso, o especialista afirma gostar da ideia de mostrar um lado mais real dos Tiranossauros, que normalmente são vistos como matadores sedentos de sangue e assustadores. “Dinossauros não são monstros, são animais com as mesmas fraquezas e experiências gerais das criaturas de hoje. Por meio do programa, podemos explorar sistemas de órgãos que todos os seres vivos – inclusive nós – compartilham. Nós até falamos da genitália e reprodução deles”, pontua.
Mossbrucker demonstra acreditar no valor educativo do documentário e diz ainda que gostaria de repetir a experiência, dessa vez com um Brontossauro. Enquanto isso, resta apenas conferir o primeiro episódio do especial e julgar sua validade por conta própria. E você, acha que a ideia é algo realmente interessante para o público ou apenas mais uma forma de lutar pela audiência dos espectadores custe o que custar? Deixe sua opinião nos comentários.
A seguir, você também pode conferir uma galeria com imagens de todo o procedimento da autópsia, com direito a detalhes de órgãos e tudo mais. Ainda que tudo não passe de material artificial, é necessário fazer um alerta: algumas das cenas nas fotos abaixo não são indicadas para para quem tem estômago fraco.
 Presas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de TiranossauroPresas e sangue: confira a autópsia de uma réplica realista de Tiranossauro
Fonte(s)
Imagens