Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

O que tem na caixa hoje...

Olá!!O livro de hoje é Açúcar Amargo da serie Vaga lume  e do escritor Luiz Puntel. 


O nome já é triste, sempre achei, fora a capa. E vamos falar um pouquinho dele nesse post.   A historia se passa em cidades Catanduva , Bebedouro e Guariba.Que são cidade do interior com grande concentração de canavial.O foco da historia é as injustiças trabalhistas, no campo e o trabalho canavial e o machismo.  A historia é da jovem Marta, uma menina de família humilde, mas um tanto rejeitada pelo pai, que é um homem machista e que indiretamente a culpa pela morte do seu irmão Altair, que veio a falecer num acidente, num caminhão com boias-frias. E Marta não quer apenas ser uma esposa e dona de casar quando vier a ficar mais adulta.Os pais de Marta é o senhor Pedro homem seco, bravo que cresceu na roça e ganha a vida e o sustento da família, e a mãe é a dona Zefa, uma senhora submissa ao marido, e muito sofrida.Ela tem um admirador que é Tonho, motorista dos boias -frias.Mas ela não quer nada com ele e nem mesmo com o seu ex-namoradinho Paulinho, que é filho do dono da fazenda que os pais de Marta trabalham, e foi com ele o seu primeiro beijo, mas o coração dela mesmo veio a ser de outro... Marta estudava a oitava série, e foi trabalhar no canavial, vestido de menino, usando o nome de João ou mudinho.





 Mas um dia ela foi descoberta, por causa de ciúmes. Sua colega Ângela gostava de Agenor que estava muito próximo de mudinho, então a moça não aguentou e partiram pra briga e Marta ganhou fazendo assim que o seu disfarce foi por água a baixo.Mas Marta começou a namorar Agenor e os dois juntos começaram a lutar pelos direitos dos trabalhadores.Fazendo assim uma greve, mobilizando todos por uma grande causa.E depois de muita confusão e violência, até mesmo o pai de Marta foi baleado durante a manifestação. Os trabalhadores depois vieram a passar por essa batalha e conseguiram seus direitos como carteira assinada, fim de semana remunerado, férias, décimo terceiro e assistência medica. O trabalho na fazenda de cana é um trabalho braçal e muitas vezes desumano, o boia fria trabalha sem condições alguma de proteção e ganha muito pouco.A historia é bonita, uma luta por um ideal, acho que é bem o que vivemos nos dias de hoje. 

Marta está por ai lutando por seus direitos, em terras e asfaltos...O livro é dedicado aos lutadores e vitimas  de abusos do trabalho escravo nas fazendas de canas.   Quer conhecer mais o trabalho do autor entre nesse link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Puntel 



Espero que tenham gostado ^^



Até a próxima Caixa! 


Imagens tiradas do Google.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. li o livro na quinta serie... e qdo fui lendo o texto consegui relembrar do livro inteiro :O

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ro, tudo bem???
    Eu acho que li esse livro quanto era bem mais novinha, mas não tenho certeza. Acho que o assunto abordado é bem importante. Gostei. E a capa é bem forte. Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita Bia e Gih.
    Sim o tema é muito forte, e faz parte de uma historia nem sempre lembrada no nosso País.
    Eu também quando li era bem pequena rs
    Mas achei muito marcante e achei por bem (re) lembrar nesse post :)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog