Boto: O Prazer Vem Das Águas no Amazon!Confira!

domingo, 28 de setembro de 2014

O que de pior pode acontecer com uma panela de pressão?


O que de pior pode acontecer com uma panela de pressão?


As panelas de pressão estão presentes em quase todas as cozinhas e por mais que nós estejamos cientes do possível perigo que elas representam, elas não deixam de marcar presença nesses ambientes – e, em alguns casos, é realmente preciso fazer uso desse tipo de panela, enquanto em outros ela é dispensável. Não é exagero dizer que esses utensílios podem se transformar em verdadeiras bombas caseiras (raro, porém verdade), então todo cuidado é pouco.
Em primeiro lugar, se as panelas de pressão não estão vedadas corretamente, a água do que quer que esteja cozinhando lá dentro pode ser espirrada para fora devido ao calor interno do utensílio, o que pode causar sérios problemas em quem estiver por perto. A água entra em ebulição a 100 ºC, porém, no interior vedado do objeto, não há como isso ocorrer, sendo que as temperaturas sobem muito mais e em pouco tempo.
Se você desativar as válvulas de segurança das panelas (algo que jamais deve ser feito!), também é possível que outras coisas desagradáveis aconteçam, já que pressões mais perigosas podem ser atingidas – é claro que esses acontecimentos também dependem do tipo de utensílio que você possui. Para ver um experimento escolar em que uma panela de pressão explode de verdade, veja o vídeo abaixo:
 









Quando as válvulas possuem algum defeito de fabricação ou estragam devido ao tempo de uso, a pressão interna da panela se elevará imensamente, já que não há vazão para todo esse calor.
Desse modo, temperaturas e forças capazes de romper as paredes da panela são originadas, fazendo com que o objeto exploda. Sendo assim, jatos de água fervendo são expelidos para todos os lados, além, é claro, de pedaços de panela (que podem até matar alguém com o grau de força que atingem). Então você já sabe, fique atento aos procedimentos de segurança e verifique se sua panela está em bom estado regularmente.


Fonte(s)