Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

O que de pior pode acontecer com uma panela de pressão?


O que de pior pode acontecer com uma panela de pressão?


As panelas de pressão estão presentes em quase todas as cozinhas e por mais que nós estejamos cientes do possível perigo que elas representam, elas não deixam de marcar presença nesses ambientes – e, em alguns casos, é realmente preciso fazer uso desse tipo de panela, enquanto em outros ela é dispensável. Não é exagero dizer que esses utensílios podem se transformar em verdadeiras bombas caseiras (raro, porém verdade), então todo cuidado é pouco.
Em primeiro lugar, se as panelas de pressão não estão vedadas corretamente, a água do que quer que esteja cozinhando lá dentro pode ser espirrada para fora devido ao calor interno do utensílio, o que pode causar sérios problemas em quem estiver por perto. A água entra em ebulição a 100 ºC, porém, no interior vedado do objeto, não há como isso ocorrer, sendo que as temperaturas sobem muito mais e em pouco tempo.
Se você desativar as válvulas de segurança das panelas (algo que jamais deve ser feito!), também é possível que outras coisas desagradáveis aconteçam, já que pressões mais perigosas podem ser atingidas – é claro que esses acontecimentos também dependem do tipo de utensílio que você possui. Para ver um experimento escolar em que uma panela de pressão explode de verdade, veja o vídeo abaixo:
 









Quando as válvulas possuem algum defeito de fabricação ou estragam devido ao tempo de uso, a pressão interna da panela se elevará imensamente, já que não há vazão para todo esse calor.
Desse modo, temperaturas e forças capazes de romper as paredes da panela são originadas, fazendo com que o objeto exploda. Sendo assim, jatos de água fervendo são expelidos para todos os lados, além, é claro, de pedaços de panela (que podem até matar alguém com o grau de força que atingem). Então você já sabe, fique atento aos procedimentos de segurança e verifique se sua panela está em bom estado regularmente.


Fonte(s)

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog