Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

Machado de Assis, simplificá-lo é matá-lo

"Esta a glória que ficaeleva, honra e consola." - M. de Assis 


           Não sou fã de Patrícia Secco, deixo bem claro antes de começar o assunto, entretanto não é a minha opinião pré-definida sobre a autora que me faz desprezar tão vilmente o novo trabalho dele que ela pretende lançar. Decerto os mais informados e conectados ao mundo da internet já conhecem esse assunto, porém percebi que nem todos os autores e leitores conhecem a informação "Machado de Assis será simplificado por Patrícia Secco".
Machado de Assis foi e sempre será o maior dos autores brasileiros. Ele escreveu de tudo um pouco (Crônica, Conto, Romance, Poesia, Crítica literária, Peça Teatral...). Vou ser direto, a simples tentativa de simplificar Machado de Assis é um crime de honra contra a cultura nacional.
Talvez os defensores usem a defesa, “Os jovens não deveriam ser obrigados a lerem a complexa obra de Machado de Assis”, para isso tenho o meu argumento, não sou velho e desde os 10 anos de idade leio com prazer Machado de Assis. Regozijo cada segundo que perdi lendo “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó”, entre outros.
A linguagem rebuscada e as ironias é uma marca inconfundível e inalienável de Machado, é essa uma marca do autor. O livro que não tiver a marca do autor, não é Machado de Assis, é um livro qualquer. É um vitupério o que está sendo feito com a obra do maior autor brasileiro, e pior é o apoio financeiro recebido pela autora dos livros. Os livros que dizem que Machado simplificado será distribuído pelo governo federal. Seria mais útil para o povo brasileiro se pegassem a verba que foi usada para patrocinar esse ultraje e destinassem para novos autores, novas produções de autores brilhantes que estão ainda anônimos.
E por fim, se é para ter novos leitores que não conseguem ler um Machado de Assis, prefiro não haja. O que não podemos é matar um clássico apenas por números de IDH, o que não vale nada. Talvez deixemos de analfabetos, mas pior, teremos um tanto de brasileiros que sabem ler, mas não têm a capacidade de interpretar.  Pois isso lhes foi tomado por uma autora que irá entregar ao povo um livro já interpretado e com um vocabulário pobre, como o (des)serviço que ela realiza.

   

Josué da Silva Brito

Este artigo reflete a opinião expressa do autor e não a opinião do blog em que foi vinculado.

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários:

  1. Parabéns Josué da Silva Brito... concordo plenamente com você! Literatura é literatura, catequese à parte. É muito bom saber que existe garotos como você que defende nossos autores e obras com tanta intensidade e discernimento. Transforma-las em genéricos, nem pensar ! Um forte abraço meu querido !

    ResponderExcluir

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog