A nova febre que toma conta das redes sociais são vídeos com a brincadeira Charlie Charlie Challenge,
que consiste em cruzar dois lápis ou caneta em uma folha de papel com
respostas sim ou não. De acordo com a brincadeira o demônio de Charlie
Charlie responderia as perguntas das pessoas movendo o lápis como se
fosse uma tábua de ouija, no mesmo modo da brincadeira do copo e da brincadeira do compasso.
Dezenas de pessoas estariam assustadas com os resultados e postado seus vídeos nas redes sociais com a hashtag#CharlieCharlieChallenge, fazendo a pergunta: “Charlie, Charlie! Você está aqui?”. O
lápis supostamente se move em direção da respostas “sim ou não”.
Pode-se, de acordo com a brincadeira, fazer qualquer tipo de pergunta
cujas respostas devem conter somente as opções “sim ou não”.
O vídeo é tão assustador que levou o Padre Stephen McCarthy, da Saints John Neumann and Mario Goretti Catholic High School
, na Filadélfia, EUA, proibir seus alunos de fazerem a brincadeira ou
incentivar outras pessoas a fazerem. De acordo com o padre, “o problema da brincadeira é que ela abre uma janela de oportunidades para o mal, que não são facilmente fechadas”.
Entenda a brincadeira Charlie Charlie Challenge:
O desafio teria origem em uma antiga
tradição mexicana que convoca a visita de um demônio chamado Charly, que
se demonstra presente pelo movimento dos lápis em direção a palavra
“sim”. Charly seria um ajudante do Diabo muito astuto, a espera de uma
oportunidade para trazer as essências do mal para o nosso mundo, e para
isso precisa ser evocado através da tal brincadeira do lápis.( Priest warns pupils the ‘Charlie Charlie Challenge’ is ‘demonic activity )
Charlie Charlie é um demônio mexicano?
De acordo com a BBC que apurou os fatos , Não, Charlie Charlie não é uma lenda urbana mexicana e tampouco um demônio de sua cultura:“Não há nenhum demônio chamado ‘Charlie’ no México”, diz Maria Elena Navez da BBC World. “As lendas mexicanas originadas dos Maia e Astecas, assim como muitas crenças tiveram inicio durante a conquista espanhola. Na mitologia mexicana pode-se encontrar deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ ou ‘Tezcatlipoca”. Mas demônios mexicanos normalmente são invenções americanas”, diz ela. – Where did Charlie Charlie Challenge come from? ( De onde o desafio Charlie Charlie vem?)
Existem duas versões para a brincadeira Charlie Charlie Challenge.
1- A brincadeira original mexicana
que consiste em que 2 pessoas seguram , cada uma, 3 lápis em forma de
trave de futebol e os une com as duas pontas expostas e fazem as
perguntas. Como podemos ver no vídeo abaixo.
2- A versão atual mais simples, com os lápis cruzados em cima de uma folha de papel contendo as respostas “sim” e “não”.
Alunos alegam mal-estar após 'Charlie Charlie', e escola no AM convoca pais
Conselho tutelar também foi acionado após brincadeiras de estudantes.
Secretaria de Educação do Amazonas diz que caso é acompanhado.
A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) informou que ao menos quatro unidades da capital registraram confusão em razão da brincadeira.
O ritual "Charlie Charlie" envolve colocar dois lápis um em cima do outro em forma de cruz, e escrever as palavras "sim" e "não" nos quadrados formados por eles. O invocador deve então perguntar "Charlie Charlie, você está aí?". Se um dos lápis se mover para a palavra "sim", o espírito estará presente.
Imagens que teriam sido registradas no momento da confusão mostram estudantes sendo socorridos. Uma aluna é retirada de uma das salas. Ela é levada em uma maca e uma outra é carregada por um homem. "Ela estava delirando, não falando 'coisa com coisa', falando que não era pra deixar ninguém levar ela (sic)", disse Magrizaira Raitz, mãe de um dos alunos da escola.
Relatos apontam que houve confusão nos corredores da escola, situada no bairro Crespo.
"Ontem, uma menina do 8º ano começou com a brincadeira do 'Charlie'. Uma menina disse que viu o 'demônio', e outra começou a ver e espalhar para escola toda. As meninas começaram a desmaiar, ter convulsões, os pequenos do 1º ao 6º ano começaram a se enforcar a se bater", disse uma das alunas da escola. Ela não quis ser identificada.
A avó de alunos que estudam na unidade afirmou que os netos relataram situação de caos. "Tinha bastante criança jogada no chão sem saber o que estava acontecendo", afirmou. "Meus netos chegaram contando que uma garota que estava com o lápis chamando pelo nome de um espírito que já morreu, e aí começaram a 'pegar' espírito", acrescentou a avó, que também não quis ser identificada.
Nesta sexta-feira (28), um aviso no portão da escola informava sobre uma reunião com pais. A reportagem não teve acesso ao encontro. A mãe de uma estudante que participou da reunião disse ao G1 que a direção da escola irá apurar o caso e identificará alunos envolvidos na confusão.
"O que a diretora da escola falou foi que era proibido a entrada de celular na escola, que isso não foi de responsabilidade deles e sim das crianças que entraram com o celular e estavam vendo os vídeos e que eles iam tomar providencias sobre essa criança que fez essa brincadeira. Falaram que eles não podiam realmente ter liberado as crinças ontem do jeito que ele estavam, desesperados, devido ao monte de criança desmaiada, vomitando", relatou a mãe, que não quis ser identificada.
O Conselho Tutelar da área também participou da reunião. "A gente vai primeiro ver o que realmente aconteceu para dar os encaminhamentos devidos", disse a conselheira Maria Dalva Guimarães.
A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas informou, por meio de nota, que as ocorrências estão sendo acompanhadas pelas Coordenadorias Distritais de Educação. "As escolas com casos recentemente notificados foram instruídas a dialogar com os pais de modo a fazer cumprir os regimentos internos escolares", diz.
Como Funciona a brincadeira Charlie Charlie Challenge
A resposta é bem simples: Como o ponto
de equilíbrio do lápis é bastante frágil e qualquer movimento ou
deslocamento doar é capaz de o mover, basta portanto um leve e
imperceptível sopro para isso. Não é a toa que os vídeos procuram
mostrar somente os lápis e a folha, nunca mostram os participantes.
Dessa forma, não podemos ver se tem alguém soprando , e barulhos e ou
edição do som do vídeo são capazes de facilmente sobrepor o barulho do
sopro. E também é possível assoprar sem emitir barulhos.
Conclusão. Não
existe nenhum demônio chamado Charlie ou Charly na cultura mexicana.
Trata-se de uma invenção americana para fazer viral no youtube para
assustar pessoas que se impressionam facilmente ou gostam de assustar as
outras. Todo o truque se resume em assoprar suavemente o lápis que
possui uma base facilmente deslocável.
Claro que você pode achar que o demônio existe ou que os espíritos dos mortos se comunicam com você através do lápis na brincadeira Charlie Charlie Challenge, afinal, a verdade absoluta é relativa…
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário