Triângulo imaginário é o local onde foram registrados centenas de desaparecimentos de navios e aviões. Vamos conhecer os casos mais famosos e algumas das diversas teorias que tentam explicar esses desaparecimentos....
O Triângulo das Bermudas é um triângulo imaginário formado entre o arquipélago das Bermudas, o estado da Flórida, nos Estados Unidos, e a cidade de San Juan, em Porto Rico. Esse triângulo cobre uma área de aproximadamente 1.3 milhões de quilômetros quadrados. No local, desaparecem até hoje centenas de barcos e aviões, o que intriga muitos estudiosos até hoje, que dedicam suas vidas a documentar os acontecimentos do local e a tentar resolver seus mistérios.
O local foi conhecido inicialmente como Triângulo do Diabo, mas em 1964 o escritor sensacionalista Vincent Gaddis publicou o livro Invisible Horizons: True Mysteries of the Sea ("Horizontes Invisíveis: os Verdadeiros Mistérios do Mar"), onde incluía um capítulo chamado "O Mortal Triângulo das Bermudas" e então o mundo começou a chamar o local como Triângulo das Bermudas.
O livro que fez o mundo conhecer o local
![]() |
Edição em português do livro que fez o mundo conhecer o Triângulo das Bermudas... |
No livro, ele pegou alguns textos de Gaddis (o inventor do termo Triângulo das Bermudas) e recompilou alguns casos de desaparecimentos, misturados com falsidades, flagrantes e invenções, e apresentou algumas teorias para explicar os desaparecimentos, dando ênfase à teoria de que na verdade o local é um subproduto da destruição de Atlântida, a lendária ilha descrita por Platão. (Berlitz adorava o tema Atlântida e escreveu os famosos livros: Atlântida: O Oitavo Continente e O Mistério da Atlântida)
É claro que iriam lançar um livro refutando tudo o que ele dizia, assim como fizeram com Erik von Daniken, e coube ao escritor Larry Kusche fazer isso em 1975 com a publicação de The Bermuda Triangle Mystery—Solved. Nele Kusche aponta erros nos relatórios dos navios desaparecidos. O livro nunca foi publicado no Brasil.
![]() |
Neste outro livro, Berlitz trás novos casos |
Desde que O Triângulo das Bermudas foi publicado, recebi milhares de cartas de leitores dos Estados Unidos e do mundo inteiro, bem como telefonemas nas mais diversas horas do dia e da noite. Mais da metade dessas mensagens era de indivíduos que tiveram, pessoalmente, experiências estranhas no Triângulo. Agora que meu livro tratara abertamente da questão, queriam comunicar suas experiências, antes alvo de tanta incredulidade e zombarias, a ponto de eles próprios começarem a acreditar que tinham sido produto da imaginação. Outros, com serviços prestados na marinha, na força aérea ou em companhias aéreas comerciais, foram advertidos para não discutir os incidentes por eles testemunhados. Nas palestras que proferi, desde a publicação do livro, na América do Norte e na Europa, quase invariavelmente algum ex-membro do exército ou da marinha mercante, sobrevivente de incidentes, dirigia-se à plateia, apresentando um relato extemporâneo de uma experiência que não pudera ser relatada antes.
Agora que o mundo todo tomou conhecimento do local, era hora de eles conhecerem alguns casos ocorridos...
Alguns Casos Ocorridos
Pesquisadores rastrearam casos ocorridos no local até a época de Colombo, que relatou mau funcionamento de sua bússola e a presença de luzes emergindo do oceano! Mas tem gente que acredita que até os fenícios evitavam passar por lá, pois há registros de que eles temiam monstros que se moviam num oceano de algas. Hoje, há especialistas que vêem nisso uma indicação de que eles teriam chegado ao mar de Sargaços, área infestada de algas que se estende sobre o Triângulo.
Em 1790, o barco do espanhol Juan de Bermudez afundou na região, mas ele conseguiu chegar a uma ilha que chamaria de Bermudas, por causa de seu sobrenome. Como podem deduzir, ele batizou o arquipélago com seu nome.
![]() |
O USS Cyclops ancorado no rio Hudson em 3 de outubro de 1911 |
São muitos os incidentes e eles vão de 200 a não mais de 1000 nos últimos 500 anos. Os primeiros relatos mais sistemáticos começam a ocorrer entre 1945 e 1950. Na página do Wikipédia você encontra uma lista cronológica de alguns dos desaparecimentos ocorridos no local.
Mas parece que a tecnologia dos navios e aviões está diminuindo o ritmo dos desaparecimentos, pois não existem muitos registros nas duas últimas décadas. Alguns dos poucos casos são:
1995: o barco a motor Jamanic K, desaparecido quando ia de Cape Haitian para Miami, em 20 de março.
1999: o barco a motor Genesis, que sumiu no caminho de Port of Spain, em Trinidad, para St. Vincent, em 21 de abril.
1999: Cessna 210, desapareceu do radar quando ia de Freeport a Nassau, em 14 de junho.
Apesar de serem centenas de desaparecimentos ocorridos no local, nenhum supera o caso conhecido como Voo 19....
Voo 19: O Caso mais Famoso
![]() |
Ilustração dos 5 aviões Grumman TBF Avenger que sumiram. |
No dia 5 de dezembro de 1945 uma esquadrilha de cinco Grumman TBF Avenger deixou a base aérea de Fort Lauderdale. Cada avião conduzia três homens (um piloto, um radioperador e um artilheiro), com exceção de uma aeronave (que conduzia apenas um piloto e um artilheiro), de modo que 14 homens desapareceram. O Capitão conseguiu se comunicar com a base e dizer que eles estavam perdidos, a base pediu que verificassem a bussola e o capitão disse que a bússola não estava funcionando.
Agora que a caso vai ficar mais estranho... A base aérea mandou um hidroavião atrás dos 5 aviões, mas ele precisou voltar à base pois o rádio estava com problemas. Então a base mandou outro hidroavião, com treze tripulantes, que acabou desaparecendo junto com os outros cinco!
Até hoje não se tem informações ou qualquer outro fato sobre o Voo 19.
Possíveis Explicações
O que causa tantos desaparecimentos no local? Ninguém sabe ao certo e existem diversas teorias que tentam desvendar o mistério. Algumas vão para o lado sobrenatural, outras são mais científicas. O grande problema como você pode ver com a maioria das teorias é que elas explicam o desaparecimento de navios, mas poucas conseguem explicar o desaparecimento de aviões...
Restos de Atlântida: Para Charles Berlitz, o local é um subproduto da destruição de Atlântida. Em 2012 cientistas canadenses descobriram uma cidade submersa no Triângulo das Bermudas, e um robô submarino tirou as fotografias das ruínas de edifícios, quatro pirâmides gigantes e um objeto parecido com estátua de uma esfinge. Só que para os especialistas não é Atlântida, mas uma cidade que pertenceu ao período pré-clássico do Caribe e da história da América Central.
O local seria uma Distorção: Há lugares na Terra onde as leis da física parecem ser distorcidas, e a realidade algumas vezes se comporta de maneiras não familiares, criando efeitos fantasmagóricos.
Extra-Terrestres: escritores atribuíram os eventos aos OVNIs, que raptariam os aviões e navios e os levariam em suas naves. Essa ideia foi usada por Steven Spielberg em seu filme de ficção científica Contatos Imediatos de Terceiro Grau, que mostra os tripulantes do voo 19 como humanos abduzidos.
![]() |
Imagem do site HowStuffWorks ilustra bem o fenômeno da nuvem eletrônica |
O interessante é que Gernon passou por essa experiência mais uma vez enquanto voava com sua mulher e, muitos outros pilotos também tiveram experiências semelhantes ao sobrevoar a área.
Falha Humana: Em todos os locais e áreas, ocorrem acidentes causados por falha humana, e nessa região não seria diferente. O problema é dizer que todos os desaparecimentos foram causados por falha humana...
![]() |
Centenas de aviões e barcos estão no fundo do mar no Triângulo das Bermudas.... |
A região do Triângulo das Bermudas também é conhecida por ali se encontrar, mais que em outras partes do mundo, cavernas submarinas que se interligam, ocasionando alterações marítimas diversas.
Tais características peculiares criam no Triângulo das Bermudas um ambiente um tanto atípico para navegação e tráfego aéreo.
Gás Metano: É uma das teorias mais aceitas até o momento. O metano, formado após intensa atividade vulcânica submarina, está normalmente contido no interior das rochas, sob a alta pressão oceânica. Mas pode soltar-se naturalmente. Lembro que assisti um documentário de 90 minutos sobre essa teoria. Ele mostrava em escala um navio em um tanque e então soltavam uma bolha de gás logo abaixo dele. Não dava nem tempo de piscar os olhos e o barco já estava embaixo da água!
Um trabalho sobre essa teoria foi apresentado pelo professor Joseph Monaghan e seu pupilo David May, da Universidade Monash de Melbourne, Austrália, publicado no American Journal of Physics.
Só que essa teoria é refutada por muita gente, pois eles dizem que se uma bolha grande o suficiente fosse liberada no fundo do oceano, a bolha se romperia devido à grande pressão da água, e se converteria em várias bolhas menores antes de alcançar a superfície. Ao emergir, essas bolhas formariam uma grande turbulência, mas não tanta a ponto de pôr em perigo a sustentabilidade do barco.
.
Como curiosidade, tem um episódio bem legal da série Arquivo X chamado Triângulo que trata do Triângulo das Bermudas. Nele Mulder vai investigar por conta própria imagens de satélite que chegaram às suas mãos e se vê, de uma hora para outra, a bordo de um famoso transatlântico que supostamente teria desaparecido no misterioso Triângulo das Bermudas às portas da Segunda Guerra Mundial. Universo paralelo, sonho ou teria o agente do FBI viajado para o passado?
Depois de ler esse post, o que você acha que está por trás dos desaparecimentos ocorridos no Triângulo das Bermudas? Deixe sua resposta nas opiniões!
Fontes (Acessadas em 18/12/2013):
- pt.Wikipedia: Triângulo das Bermudas
- pt.Wikipedia: O Triângulo das Bermudas
- pt.Wikipedia: Voo 19
- Mundo Estranho: Por que desaparecem aviões e navios no Triângulo das Bermudas?
- How Stuff Works: Como funciona o Triângulo das Bermudas
- DN ciência: Resolvido o mistério do Triângulo das Bermudas
- Yahoo! Triângulo das Bermudas é cheio de mistérios
- Voz da Rússia: Antiga cidade submersa é encontrada no Triângulo das Bermudas
Nenhum comentário:
Postar um comentário