Quem sou eu?

Danka Maia é Escritora, Professora, mora no Rio de Janeiro e tem mais de vinte e cinco obras. Adora ler, e entende a escrita como a forma que o Destino lhe deu para se expressar. Ama sua família, amigos e animais. “Quando quero fugir escrevo, quando quero ser encontrada oro”.

A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS por Danka Maia

A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS






    Os que não encontram significado nas suas vidas perdem o gosto de viver e entram em depressão: a vida, para eles, perdeu o sabor, não possui o mínimo dos significados.Há todo um processo para a compreensão do significado da vida e que se inicia na mais tenra infância e não subitamente.A compreensão deste significado nos conduz á maturidade psicológica.

Os pais,na sua grande maioria, exigem que as suas crianças pensem como eles pensam se esquecendo de que este é um processo gradativo que se inicia na infância.É o mesmo que se exigir da criança que comande o crescimento do seu corpinho, imediatamente.
Uma das tarefas primordiais entregues aos pais é a de ajudar os seus filhos a encontrarem significados na vida.Com o seu desenvolvimento centrado no melhor entendimento de si mesma,a criança se capacita para uma melhor compreensão em relação ás pessoas e ao seu meio ambiente.A criança necessita,urgentemente, do PENSAMENTO MÁGICO contido nos " Contos De Fadas" que falam "dos problemas interiores dos seres humanos e sobre as soluções corretas para seus predicamentos em qualquer sociedade", diz um psicanalista especializado em crianças problemáticas.

"Os "Contos De Fadas" são significativos para a criança que ainda não consegue compreender o sentido dos conceitos éticos abstratos.Eles trazem mensagens á mente consciente, á pré,consciente e á inconsciente,em qualquer nível que a mente esteja funcionando no momento.Lidando com problemas humanos universais,particularmente os que preocupam o pensamento da criança,estas estórias falam ao ego em germinação e encorajam o seu desenvolvimento,enquanto aliviam as pressões pré-conscientes e inconscientes.À medida que as estórias se desenrolam, dão validade e corpo ás pressões do id, mostrando caminhos para satisfazê-las e que estão de acordo com as requisições do ego e do superego. " Dr. Bruno Bettelheim.

E o Dr. Bettelheim prossegue: " A mensagem dos "Contos De Fadas" transmitem o seguinte recado ás crianças e de uma forma múltipla : que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável,é parte intrínseca da existência humana - mas que se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas,ela dominará todos os obstáculos e, ao fim, emergirá vitoriosa."

A PERPLEXIDADE EXISTENCIAL

Aprendendo e sabendo o que acontece dentro do seu " eu inconsciente ",quando vai enfrentar as "dores" do crescimento psicológico : decepções narcisistas , dilemas edípicos, rivalidades com os irmãos, dependências mantidas desde a tenra infância, a criança precisa se cercar dos sentimentos de auto- avaliação e de individualidade além de um sentido de obrigação moral.Como uma criança realizaria estas façanhas ?
Através da sua fantasia, quando se perde nos seus devaneios a respeito do que disseram ao seu inconsciente os heróis das estórias de fadas.A criança irá adequar ás pressões do seu inconsciente ás suas fantasias conscientes o que irá capacita-la a lidar com todo este conteúdo.

A FORMA E A ESTRUTURA DOS CONTOS DE FADAS

São um fator importante por fornecerem á criança as bases onde estruturar os seus devaneios e o aprendizado ,de lhes fornecer também um melhor direcionamento á sua vida." Na criança e no adulto,o inconsciente é um determinante poderoso do comportamento."
Quando se consegue que a imaginação trabalhe o material fornecido pelo inconsciente , danos potenciais serão reduzidos e acontecem resultados muito positivos.
Passamos para os nossos filhos imagens muito distorcidas da realidade da vida , nós não lhes ensinamos que somos os únicos responsáveis pelos nossos fracassos ou insucessos.Nós lhes inculcamos a ideia de que todo o ser humano é bom e nenhum deles é agressivo, egoísta, sente raiva ou ansiedade e que estas são algumas das causas de muitos fracassos.A criança SABE muito bem que esta não é a verdade!Ouvindo os pais afirmarem a Bondade Universal e já conhecendo um pouco mais,a criança irá se sentir como se fosse ,ela própria,um monstro fabricado pela natureza...ou que os seus pais mentem e que não pode confiar neles!

A criança tem que aprender que há um lado escuro em todo o ser humano.Freud criou a psicanálise,exatamente,"para capacitar o homem a aceitar a natureza problemática da vida sem ser derrotado por ela ou levado ao escapismo.Só lutando corajosamente contra o que parecem ser probabilidades sobrepujantes o homem pode ter sucesso em extrair um sentido da sua existência."
Os "Contos De Fadas"ajudam á criança a fazer a sua opção sobre quem ela quer ser e facilitam o desenvolvimento ulterior da sua personalidade que irá ser construída.

Os contos de fadas sempre apresentam o desenrolar de uma estória no tempo e no espaço, a qual exprime uma linguagem simbólica de ideias e experiências da alma humana. É uma maneira lúdica de falar sobre assuntos que, muitas vezes são difíceis, assustadores, tristes demais para serem falados de maneira direta.
Para as crianças é a melhor forma de explicar assuntos complicados, porém, não só a elas é útil, já que é da natureza humana usar a linguagem simbólica como forma de entender a vida. Os adultos, muitas vezes, também tem dificuldades em lidar com os acontecimentos reais, então utilizam a fantasia para diminuir suas angustias. Por esse motivo, é importante ler livros, ver filmes, seriados ou até novelas, ouvir músicas e contar estórias para crianças, e porque não, para adultos.




   Estórias conhecidas como Chapeuzinho vermelho ou João e Maria,  se analisadas, vem contar muito mais do que uma simples estória para dormir. Em uma análise de João e Maria é possível ver a jornada de dois jovens a caminho de sua individualidade. Na estória os pais resolvem deixar seus filhos sozinhos na floresta, as crianças, a fim de evitar este abandono, marcam o caminho de volta com pedras e tentam retornar durante a noite para seu lar, quando percebem que não tem como voltar encaram o desafio e enfrentam a bruxa, retornando para casa mais tarde, vitoriosos.
Esse conto simboliza a insegurança de seguir a vida sem a proteção paterna, mostra que os jovens têm que passar por uma fase muito difícil, a adolescência, onde não são mais crianças e devem correr atrás de seu próprio caminho, tentar independência, fazer escolhas, passar por inúmeras dificuldades. João Maria representam dois jovens que aprendem a superar suas dificuldades e retornam para casa trazendo alimento e dinheiro, mostrando que foi possível crescer sozinho.
Como forma simbólica de representar a vida, as estórias têm partes comuns, que pode nos ajudar a pensar sobre seu verdadeiro objetivo, uma dessas partes é a existência de um Herói. Toda estória começa em um mundo normal, que de repente, é remexido, quando algo acontece para mudar as características de determinado indivíduo, o herói. Nem sempre este indivíduo quer mudar, mas é obrigado a isso. Começa então a travessia do mundo normal para o mundo mágico: o herói só pode mudar se seguir em frente.
Num segundo momento de toda estória aparece algo que chamamos de “floresta mágica”. É um mundo mágico, onde o herói percebe que pode fazer mais do que pensava, ele se da conta de suas capacidades e potencialidades. Aqui ocorre um momento chave, onde o herói se percebe como tal, a partir daí começa um momento de reflexão.
No terceiro momento o herói precisa seguir o caminho de volta, porém, agora sendo diferente como pessoa. Aqui acontece a “morte” do herói. É o renascimento do "homem" que foi "herói", ou seja, ele retorna para seu caminho, mas agora com ideias, sentimentos e pensamentos diferentes.
Esses três momentos representam a própria vida humana, é o ciclo da vida, sempre que algo acontece para modificar nosso mundinho também somos modificados e nos tornamos pessoas diferentes, quase sempre melhores, mais maduras.
Por tudo isso as histórias e contos de fadas são tão importantes, para que se possa encontrar uma identificação simbólica, aprender com as dificuldades, buscando melhoria como pessoa, e ver que é preciso sempre seguir em frente, desenvolver e amadurecer. É necessário que cada Herói tenha coragem de viver sua estória e aprenda a crescer dentro dela, tornando-se um ser humano sempre melhor.




 PORTANTO NUNCA DE BUSCAR E VIVER OS SEU PRÓPRIOS CONTOS DE FADAS, COM UM FINAL FELIZ OU NÃO,ELE SEMPRE SERÁ UMA EXTENSÃO DE UMA EXPERIÊNCIA SUA!


Até!


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora no Blog!

Powered By Blogger

Total de visualizações de página

Danka na Amazon!

Siga Danka no Instagran

Danka no Wattapad

Curta Danka no Facebook!

Seguidores

Confissões Com Um "Q" De Pecado

Entrevistas

Danka no Google+!

Danka no Twitter

Danka no Skoob

Seguidores

Arquivo do blog